segunda-feira, 31 de maio de 2021

O Segredo Da Caixa De Pandora

Boa Noite Notívagos...Um dos Contos mais impactantes da criação da Humanidade é a misteriosas Caixa de Pandora. A histórica Caixa de Pandora é um artefato da mitologia grega, sobre o mito da criação. Pandora foi a primeira mulher criada por Zeus. A "caixa" era na verdade um grande jarro dado a Ela, que continha todos os males do mundo. Um dia Pandora abre o Jarro, deixando escapar todos os males do mundo, menos a "Esperança". Sendo assim A Esperança pode ser vista como o maior mal da Humanidade, pois traz uma idéia superficial de felicidade do futuro.O principal motivo da criação da curiosa Pandora, segundo a mitologia grego-romana, seria de quê Prometeu roubou o fogo do monte olimpo e levou ao mundo humano, contrariando a vontade de Zeus. Pandora foi criada com um único defeito, a curiosidade. Zeus então criou a caixa porquê sabia que um dia, a vontade de Pandora a levaria a abrir a caixa e libertar o mal ao mundo Humano, castigando-os pelo fogo que haviam recebido contra sua vontade. a Caixa na qual, segundo a mitologia, estavam guardados todos os males do mundo. Assim como várias histórias gregas, tem muitas versões,em algumas delas, a caixa é, na verdade, uma ânfora, um tipo de vaso antigo. A participação de Pandora também é controversa. Alguns textos indicam que essa personagem, abriu o recipiente e condenou a humanidade. Outras dizem que ela mesma estava lá dentro e, ao ser libertada, trouxe consigo a desgraça. De qualquer maneira, a metáfora é clara: a chegada da mulher marca o fim de um período glorioso para o Homem na Terra. muito parecido com o de Adão e Eva da Bíblia.
Caixa de pandora é um mito que narra a chegada da primeira mulher à Terra e com ela a origem de todas as tragédias humanas. Na mitologia grega, Pandora foi a primeira mulher criada por Hefesto sob as ordens de Zeus. Essa história foi contada pelo poeta grego Hesíodo, que viveu no século VIII a.C. De acordo com a obra, o titã Prometeu presenteou os homens com o fogo para que dominassem a natureza. Zeus, o chefe dos Deuses, que havia proibido a entrega desse dom à humanidade, arquitetou sua vingança criando Pandora, a primeira mulher. Antes de enviá-la à Terra, entregou-lhe uma caixa, recomendando que ela jamais fosse aberta pois dentro dela os deuses haviam colocado um arsenal de desgraças para o homem, como a discórdia, a guerra e todas as doenças do corpo e da mente. Vencida pela curiosidade, Pandora acabou abrindo a caixa liberando todos os males no mundo, mas a fechou antes que a esperança pudesse sair. Essa metáfora foi a maneira encontrada pelos gregos para representar, num enredo de fácil compreensão, conceitos relacionados à natureza feminina, como a beleza, a sensualidade e o poder de dissimulação e de destruição. Uma das várias versões deste mito indica que Pandora, uma mulher de extrema beleza, foi enviada por Zeus para se casar com Epimeteu, que era irmão de Prometeu. O presente de casamento era uma caixa que continha todos os males, que ficou conhecida como caixa de Pandora.
 Enfim Notívagos...Assim como a Eva,Pandora virou o simbolo da mulher pecadora, E é por isso que a maioria das religiões obriga a mulher ser submissa ao Homem.do mesmo jeito que a Eva comeu a Maçã,e Pandora não conseguiu conter a sua curiosidade abrindo a caixa, as duas Primeiras mulheres enviadas a Terra, libertaram todos os males e desgraças sobre a humanidade. É de se pensar Né ???,Vlw Galera Ate.

sábado, 29 de maio de 2021

Arteterapia Com My Dog Sighs

Boa Noite Notívagos...A arteterapia é um procedimento terapêutico que funciona como um recurso que busca interligar os universos interno e externo de um indivíduo, por meio da sua simbologia. É uma arte livre, conectada a um processo terapêutico, transformando-se numa técnica especial, não meramente artística. Artistas plásticos, dançarinos, pintores, atores, músicos, fotógrafos, etc. Saúde: enfermeiros, médicos, psicólogos, psicanalistas etc. A arteterapia pode ser trabalhada em grupo ou individualmente. O arteterapeuta é um profissional que utiliza técnicas artísticas para auxiliar os pacientes na compreensão das suas emoções. Ao longo dos anos, o conceito de arteterapia se desenvolveu e deu espaços para o surgimento de uma nova profissão: o arteterapeuta.
As três funções da arte, são: função pragmática; função naturalista; função formalista. Entrar em contato com qualquer forma de arte promove a ampliação da consciência física e mental, facilitando o autoconhecimento, autoconfiança e resgatando a auto estima, possibilitando que o indivíduo ressignifique a própria vida. Arteterapia é uma prática terapêutica que tem como objetivo conduzir o cliente, individualmente ou em grupo, ao conhecimento de si mesmo. Visa a estimular o crescimento interior, abrir novos horizontes, ampliar a consciência do indivíduo sobre si e sobre sua existência e o desenvolvimento da personalidade.
Arte De My Dog Sighs:

sexta-feira, 28 de maio de 2021

Sociedade B...Notívagos O Dia Pela Noite

Boa Noite Notívagos...Cientistas afirmam que a criatividade se manifesta de forma paradoxal. O pensamento criativo é uma característica marcante em muitas personalidades, mas ela também pode mudar de acordo com a situação. Muitas vezes a inspiração e ideias parecem surgir do nada e desaparecem quando mais precisamos delas. O pensamento criativo exige uma cognição complexa, e totalmente distinta do processo utilizado para o pensamento. A neurociência entende que a criatividade é algo bem mais complexo do que a divisão do cérebro em hemisférios direito e esquerdo colocando em questão a famosa teoria de que o Lado esquerdo representa o pensamento racional e analítico,e já o Lado direito representa o pensamento criativo e emocional. Acredita-se que a criatividade engloba vários processos cognitivos, caminhos neurais, emoções e mesmo assim não temos toda a dimensão de como a mente imaginativa funciona. Pois pessoas com personalidade criativa são difíceis de definir, especialmente por serem complexas e geralmente evitarem hábitos ou rotinas. Isso explica o estereótipo de “artista torturado”. Os artistas podem de fato ser pessoas mais complicadas. Pesquisas sugerem que a criatividade é fruto da combinação de várias características, comportamentos e influências sociais em uma única pessoa. Por isso Ainda que não existe uma personalidade criativa Padrão, mas já existem algumas características comuns às pessoas criativas que são:
 
= Os Notívagos sonham Acordados...Pessoas criativas sabem que sonhar acordado não é perca de tempo, apesar do que os seus professores tenham lhes dito quando eram crianças. essas viagens da mente podem auxiliar no processo da incubação criativa. E muitos já tiveram a experiência de ter uma idéia genial surgir aparentemente do nada, justo quando nossa mente está divagando. Apesar do sonhar acordado parecer não exigir nenhuma atividade cerebral, um estudo de 2012 sugere que o cérebro pode na verdade estar altamente engajado nessas viagens. Elas podem repentinamente resultar em conexões e conclusões, pois estão ligadas à nossa habilidade de recordarmos informações mesmo frente às distrações. Os Neurocientistas também descobriram que sonhar acordado ativa os mesmos processos cerebrais associados à imaginação e à criatividade. 

= Os Notívagos Observam Tudo...O Mundo é a ostra da pessoa criativa. Elas vêem possibilidades por toda parte e estão constantemente absorvendo informações que alimentam a sua expressão criativa. Como disse o escritor Henry James em sua famosa citação, um escritor é alguém para quem “nada se perde”. A escritora Joan Didion carregava sempre um caderno e disse que fazia anotações sobre pessoas e eventos, como uma forma de melhor entender as complexidades e contradições da sua própria mente: “Não importa o quão zelosos somos em registrar o que vemos ao nosso redor, o denominador comum de tudo que vemos é sempre, de forma transparente e sem vergonha, o implacável “Eu”, Didion escreveu no ensaio On Keeping A Notebook”. "Estamos falando de algo privado, fragmentos da mente curtos demais para serem usados, uma montagem indiscriminada e aleatória que fazem sentido apenas para quem as anota”.
 
= Os Notívagos trabalham no horário que é melhor para Eles...Muitos artistas renomados afirmam que trabalham melhor ou bem cedo de manhã ou muito tarde à noite. Vladimir Nabokov começava a escrever assim que acordava, as 6 ou 7 da manhã e Frank Lloyd Wright costumava acordar às 3 ou 4 da manhã, trabalhar durante várias horas e depois voltava a dormir. Não importa o horário, pessoas com grande produção criativa geralmente descobrem quando as suas mentes funcionam melhor e planejam seus dias de acordo com isso. 

= Os Notívagos separam um tempo para a solitude...Para estar aberto à criatividade, a pessoa tem que ter a capacidade de usar a solitude de maneira construtiva. É necessário superar o medo de estar sozinho, Artistas e criativos muitas vezes são taxados de solitários e apesar disso não ser verdade, a solitude pode ser o que lhes permite produzir o melhor trabalho. isso está relacionado novamente ao sonhar acordado. Nós precisamos passar algum tempo sozinhos para simplesmente permitir que as nossas mentes possam viajar.
 
= Os Notívagos conseguem transformar os obstáculos em algo Bom...Muitas das histórias e músicas mais icônicas de todos os tempos foram inspiradas por dor e desilusões. E o lado bom desses desafios é que elas podem servir como um catalisador para a criação de Arte. Um campo emergente da psicologia chamado de crescimento pós-traumático vem sugerindo que muitas pessoas conseguem usar as dificuldades da vida e os traumas da infância e juventude para o crescimento criativo. Pesquisadores descobriram que traumas podem ajudar as pessoas a crescerem nas áreas de relacionamentos interpessoais, espiritualidade, apreciação pela vida, força pessoal e, o que é mais importante para a criatividade,a vislumbrar novas possibilidades na vida. Muitas pessoas conseguem usar isso como o combustível que precisam para encarar a realidade de uma outra forma. Isso acontece porque a visão que elas tinham do mundo, foi destruída em algum momento de suas vidas, levando elas a olhar a vida de fora e enxergar as coisas de maneira nova e diferente. 

= Os Notívagos buscam novas experiências...Pessoas criativas gostam de se expor às novas experiências, sensações e estados de espírito. E essa abertura prevê o resultado criativo de forma significativa. A abertura a novas experiências é o mais forte e confiável indicador da realização criativa. Isso inclui muitas facetas diferentes, mas elas estão todas relacionadas: a curiosidade intelectual, busca por emoção, abertura aos sentimentos, abertura à fantasia. A coisa que une todas elas é um desejo pela exploração comportamental do mundo, tanto o seu mundo interior quanto o seu mundo exterior.
 
= Os Notívagos aprendem com os erros...A resiliência é praticamente um pré-requisito para o sucesso criativo. O trabalho criativo é muitas vezes descrito como um processo em que se falha repetidamente até que encontre algo que dá certo e pessoas criativas bem-sucedidas, aprendem a não encarar os erros de forma tão pessoal. “Pessoas criativas falham e aquelas que são muito boas falham com frequência”, escreveu o colunista da revista Forbes Steven Kotler em um artigo sobre a genialidade criativa de Einstein. 

= Os Notívagos fazem as perguntas mais complexas...As pessoas criativas possuem uma curiosidade insaciável. Geralmente escolhem examinar profundamente a vida. E à medida que vão envelhecendo, não deixam de ter curiosidade sobre a vida. Seja através de conversas intensas ou de reflexões solitárias, pessoas criativas olham para o mundo ao seu redor e querem saber porquê e como as coisas são do jeito que são.
 
= Os Notívagos observam as Pessoas...Devido à natureza observadora e à curiosidade sobre as vidas dos outros, pessoas criativas muitas vezes amam observar as pessoas, e talvez até gerem suas idéias a partir dessas observações. Marcel Proust passou praticamente toda a sua vida observando as pessoas e ele anotava essas observações, que acabavam saindo em seus livros. Para muitos escritores, observar pessoas é muito importante… Elas são observadoras perspicazes da natureza humana. 

= Os Notívagos Sempre se Arriscam...Arriscar faz parte do trabalho criativo e muitas pessoas criativas são motivadas pelos riscos que tomam em vários aspectos de suas vidas. Elas encaram a vida toda como oportunidade de auto-expressão. Acreditam que a vida e o mundo devem ser encarados como uma obra de arte. Pessoas criativas podem estar mais propensas a ver o mundo dessa forma e constantemente buscar oportunidades de auto-expressão no dia a dia. A expressão criativa é uma auto-expressão. A criatividade nada mais é do que uma expressão individual de suas necessidades e desejos.
 
= Os Notívagos seguem suas verdadeiras Paixões...Pessoas criativas tendem a ter uma motivação intrínseca. O que significa que elas agem movidas por um desejo interno e não por uma recompensa ou reconhecimento externo. Psicólogos mostram que pessoas criativas são energizadas por atividades desafiadoras, Pessoas potencialmente criativas escolhem e podem se envolver de forma apaixonada em problemas desafiadores e arriscados, que geram um forte sentimento a partir da habilidade de usarem seus talentos. 

= Os Notívagos tentam pensar de forma Diferente...O outro propósito de sonhar acordado é nos ajudar a ver além da nossa própria perspectiva,e explorar outras formas de pensar, que pode ser uma importante ferramenta para o trabalho criativo. O sonhar acordado acabou evoluindo e nos permite abrir mão do presente. A mesma rede cerebral associada ao sonhar acordado é a rede associada também com a teoria da mente chamada popularmente de rede cerebral da imaginação. E é isso que nos permite imaginar como você será no futuro e também imaginar o que outra pessoa está pensando. As pesquisas sugerem que assumir o ponto de vista de outra pessoa ou pensar sobre uma questão como se ela não fosse real ou conhecida, pode estimular o pensamento criativo.
 
= Os Notívagos perdem noção do Tempo...Pessoas criativas descobrem que quando elas estão escrevendo, dançando, pintando ou expressando-se de outra maneira, elas entram em um estado mental otimizado ou no que é conhecido como estado de fluxo, que pode ajudá-los a criar em um nível mais alto. Esse fluxo é um estado mental em que uma pessoa transcende pensamentos conscientes a fim de alcançar um estado mais aguçado de concentração e calma, sem fazer maiores esforços. Quando alguém está nesse estado, fica praticamente imune a qualquer pressão interna ou externa ou a distrações que possam prejudicar o seu desempenho. As pessoas criativas descobrem as coisas que amam fazer, mas também desenvolveram as habilidades que precisam naquela área para entrar no estado de fluxo. O estado de fluxo exige uma combinação entre suas habilidades e a tarefa na qual você está envolvido. 

= Os Notívagos vivem rodeadas de coisas Belas...Pessoas criativas geralmente tem bom gosto, e consequentemente, gostam de estar cercadas de coisas bonitas. Uma pesquisa recente publicada no periódico Psychology of Aesthetics, Creativity, and the Arts mostrou que músicos, incluindo músicos de orquestras, professores de música e solistas, são dotados de maior sensibilidade e respondem mais à beleza artística. As pessoas criativas têm uma maior variedade de experiências e a rotina acaba assassinando a diversidade de experiências.
 
= Os Notívagos Ligam os pontos...Se existe uma coisa que distingue as pessoas altamente criativas das outras, é a habilidade de enxergar possibilidades onde outros não enxergam,ou em outras palavras, ter visão. Muitos grandes artistas e escritores já disseram que a criatividade é simplesmente a habilidade de ligar os pontos que outros nunca pensariam em ligar. Steve Jobs Disse: "A criatividade é simplesmente conectar as coisas. Quando você pergunta às pessoas criativas como elas fizeram alguma coisa, eles sentem-se um pouco culpadas, pois na verdade não fizeram de fato, apenas viram algo. Depois de um tempo a coisa ficou óbvia. Isso aconteceu porque eles conseguiram fazer a ligação entre as experiências que já tiveram e então sintetizaram coisas novas”. 

= Os Notívagos separam Tempo para reflexão...Pessoas criativas entendem a importância de uma mente livre e focada. Pois o seu trabalho depende disso. Muitos artistas, empreendedores, escritores e outros profissionais criativos, recorrem à meditação como uma ferramenta para atingir o estado de criatividade máxima de sua Mente. E a ciência comprova a idéia de que a reflexão pode de fato aumentar a potência cerebral de várias maneiras. Uma pesquisa holandesa feita em 2012 sugere que certas técnicas de meditação podem estimular o pensamento criativo. Práticas de reflexão também estão ligadas a melhorias na memória e no foco, a um maior bem-estar emocional, à redução de estresse e ansiedade e a clareza mental. Por isso Eles estão sempre agitando as coisas. Mais do que qualquer outra coisa, a diversidade das experiências é essencial para a criatividade. Pessoas criativas gostam de agitar, experimentar coisas novas e evitam qualquer coisa que torne a vida mais monótona.

quarta-feira, 26 de maio de 2021

Arteterapia Com Anastasiya Dobrovolskaya

 
Boa Noite Notívagos...A arteterapia é um procedimento terapêutico que funciona como um recurso que busca interligar os universos interno e externo de um indivíduo, por meio da sua simbologia. É uma arte livre, conectada a um processo terapêutico, transformando-se numa técnica especial, não meramente artística. Artistas plásticos, dançarinos, pintores, atores, músicos, fotógrafos, etc. Saúde: enfermeiros, médicos, psicólogos, psicanalistas etc. A arteterapia pode ser trabalhada em grupo ou individualmente. O arteterapeuta é um profissional que utiliza técnicas artísticas para auxiliar os pacientes na compreensão das suas emoções. Ao longo dos anos, o conceito de arteterapia se desenvolveu e deu espaços para o surgimento de uma nova profissão: o arteterapeuta.
As três funções da arte, são: função pragmática; função naturalista; função formalista. Entrar em contato com qualquer forma de arte promove a ampliação da consciência física e mental, facilitando o autoconhecimento, autoconfiança e resgatando a auto estima, possibilitando que o indivíduo ressignifique a própria vida. Arteterapia é uma prática terapêutica que tem como objetivo conduzir o cliente, individualmente ou em grupo, ao conhecimento de si mesmo. Visa a estimular o crescimento interior, abrir novos horizontes, ampliar a consciência do indivíduo sobre si e sobre sua existência e o desenvolvimento da personalidade.
Arte De Anastasiya Dobrovolskaya:

terça-feira, 25 de maio de 2021

O Mistério De Santa Sara Kali

Boa Noite Notívagos...Um Revolucionário Mistério Rodeia A Origem da Santa Dos Ciganos SARA KALI,Um Enigma Que Mudaria Para Sempre A História Do Mundo Moderno. Santa Sara Kali é a padroeira dos Roma Conhecido Mundialmente Como ciganos. O seu nome, tal como o de Sara no Antigo Testamento, pode ser um nome hebraico que indica uma mulher de alta sociedade, que algumas vezes é traduzido como “princesa”. Já o epíteto Kali significa "negra" ou “escura”, da língua indiana sânscrito, por Sua pele escura. O Seu Popular culto se liga ao das Virgens Negras. As lendas a identificam como a serva de uma das três mulheres de nome Maria que estavam presentes à crucificação de Jesus. E algumas lendas dizem que ela seria a própria filha secreta de Jesus e Maria Madalena. Alguns autores Famosos, como Dan Brown, por exemplo, baseando-se em outras obras como Holy Blood, Holy Grail, e até mesmo O Código Da Vinci sugerem que Sara seria na verdade, a filha de Jesus Cristo e Maria Madalena, dando assim uma linhagem humana a Jesus.
Alguns Documentos históricos falam que ela seria uma velha serva e parteira auxiliar de Maria, e que Jesus, por esta tê-lo trazido ao mundo, teria uma alta estima por ela. Outros, que era uma jovem serva de Maria Madalena. Seu centro de culto é a cidade de Saintes-Maries-de-la-Mer, na França, onde ela teria chegado junto com Maria Jacobina, irmã de Maria, mãe de Jesus, Maria Salomé, mãe dos apóstolos Tiago e João, Maria Madalena, Marta, Lázaro e Maxíminio. Eles teriam sido jogados no mar em um barco sem remos nem provisões, e Sara teria rezado e prometido que se chegassem a salvo em algum lugar ela passaria o resto de seus dias com a cabeça coberta por um lenço. Depois disso Eles chegaram a Saintes-Maries, onde algumas lendas dizem, que todos foram amparadas por um grupo de Nômades Que No futuro se tornariam o chamados ciganos. Se tornando assim a Sagrada Santa Deles.
A imagem de Santa Sara fica na cripta da igreja de Saint Michel, onde estariam depositados seus ossos. Fontes variam: se sua canonização consta de 1712, ou se é uma santa regional. Sua festa é celebrada nos dias 24 e 25 de maio, reunindo ciganos de todo o mundo. Sua imagem é coberta de lenços, sendo ela uma protetora da maternidade. Mulheres (romi) que não conseguem engravidar e mulheres que pedem por um bom parto, ao terem seus pedidos atendidos, depositam aos seus pés um lenço (diklô). Centenas de lenços se acumulam aos seus pés. As pessoas fazem todo tipo de pedido para Santa Sara, por sua fama de atender todos os que depositam verdadeira fé nela. Santa Sara é a santa dos desesperados, dos ofendidos e dos desamparados.
Enfim Galera...Assim Como Maria Madalena,Sara Kali Foi Esquecida Pela História. Existem Muitos Mistério Nas Origens Das Religiões, e Santa Sara Kali é Mais Um Deles, Mas Não Existe Segredos Eterno, E Se As Chocantes Lendas De Sara Forem Reais, Cedo Ou Tarde Elas Serão Reveladas, Mesmo Com a Maioria Dos Cristões Tentando Abafa-las Ao Esquecimento. Tirem suas Próprias Conclusões Sobre Ela,Vlw Galera Ate.

segunda-feira, 24 de maio de 2021

AutoConhecimento e AutoAceitação

 
Boa Noite Notívagos...O cinismo, a falsidade, o deboche e a hipocrisia juntos, hoje têm um nome: é O Gaslighting. O chamado Gaslighting é uma guerra psicologia sutil e que ocorre diariamente na vida de muitas pessoas, Muitos tipos de violência não apenas física vem sendo exposta ao publico diariamente, um deles vem sendo chamado por especialista de gaslighting, um tipo de violência psicológica em que o agressor apresenta fatos e informações falsas e faz a vítima duvidar da sua própria memória e percepção. é um abuso que muitos não conseguem identificar. A dinâmica dessa doença pode levar uma pessoa a perder o apetite, o sentido da vida e a deixando a beira da depressão. No mundo das relações, como o ambiente de trabalho, religioso e familiar isso também pode existir. Quando um familiar, um amigo, um colega de trabalho ou até mesmo seu chefe encontra uma maneira de fazer a vitima se sentir mal aos olhos dos outros. Isso Seria uma espécie de “Sugar Energia” dessa pessoa em uma forma negativa. É difícil distinguir o gaslighting, porem com ajuda de alguém confiável, e romper o silêncio é fundamental para lutar contra essa violência psíquica.
O cruel Gaslighting é uma forma cínica de abuso psicológico no qual informações são distorcidas, ou seletivamente omitidas para favorecer o abusador ou simplesmente inventadas com a intenção de fazer a vítima duvidar de sua própria memória, percepção e sanidade. Casos de gaslighting podem variar da simples negação por parte do agressor de que incidentes abusivos anteriores já ocorreram, até a realização de eventos bizarros pelo abusador com a intenção de desorientar a vítima. O termo deve a sua origem à peça teatral Gas Light e às suas adaptações para o cinema, quando então a palavra se popularizou. O termo também tem sido utilizado na literatura clínica. A peça teatral Gas Light de 1938 e suas adaptações para o cinema, lançadas em 1940 e 1944, motivaram a origem do termo por causa da manipulação psicológica sistemática utilizada pelo personagem principal contra uma vítima. O enredo conta a historia de um marido que tenta convencer sua esposa e outras pessoas de que ela é louca, manipulando pequenos elementos de seu ambiente e, posteriormente, insistindo que ela está errada ou que se lembra de coisas incorretamente quando ela aponta tais mudanças. O título original decorre do escurecimento das luzes alimentadas por gás na casa do casal, que aconteceu quando o marido estava usando as luzes no sótão, enquanto busca um tesouro escondido. A esposa percebe com precisão o escurecimento das luzes e discute o fenômeno, mas o marido insiste que ela está apenas imaginando uma mudança no nível de iluminação. O termo "Gaslighting" é utilizado desde 1960 para descrever a manipulação do sentido de realidade de alguém.
Psicólogos afirmam que os Psicopatas frequentemente usam táticas de gaslighting. Eles consistentemente transgridem os costumes sociais, descumprem as leis e exploram os outros, mas geralmente também são mentirosos, charmosos e convincentes ao negar as irregularidades o que praticam. Assim, algumas pessoas que foram vítimas deles podem duvidar de suas próprias percepções. Psicólogos renomados relatam que alguns cônjuges que cometem abusos físicos podem praticar gaslighting em seus parceiros, mesmo ao negar enfaticamente que tenham sido violentos. Eles usam o termo gaslighting para descrever uma dinâmica observada em alguns casos de infidelidade conjugal. Também pode ocorrer em relações entre Pais e filhos, sendo que os pais, a criança ou ambos tentam minar as percepções uns dos outros. O gaslighting também foi observado entre pacientes e funcionários de unidades de internamento psiquiátrico. Algumas das condutas de Sigmund Freud também têm sido caracterizadas como gaslighting. Os autores exploram uma variedade de razões pelas quais as vítimas podem ter,uma tendência a incorporar e assimilar o que os outros exteriorizam e projetam nelas. e concluíram que gaslighting pode ser uma configuração muito complexa e altamente estruturada que engloba muitos elementos psíquico. A capacidade da vítima de resistir à manipulação depende de sua capacidade de confiar em seus próprios julgamentos. A criação de versões alternativas dos fatos pode ajudar a vítima readquirir níveis do livre-arbítrio. Uma característica freqüente entre os vampiros emocionais é o poder de sedução. Nos primeiros contatos, eles sempre parecem mais interessantes que as pessoas comuns. São bons de papo e gentis. Vale tanto para o colega de trabalho que se acha o sujeito mais inteligente do mundo quanto para aquela vizinha que sorrateiramente vigia cada um de seus passos. Como as crianças de colo, os vampiros imaginam que os outros existem apenas para suprir as suas necessidades. Parecem adultos por fora, mas continuam um bebê por dentro. Tanto que as estratégias mais bem-sucedidas no trato com os vampiros emocionais são precisamente as mesmas a que você recorreria com uma criança mimada de Dois anos de idade para definir seus limites.

Postagens populares

Postagens populares