= Ação: Filmes de ação é um gênero de cinema que geralmente envolve uma história de protagonistas do bem contra antagonistas do mal, que resolvem suas disputas com o uso de força física e armas. Os filmes de ação são comuns de se misturarem com os gêneros policiais e crimes, westerns e guerra, entre outros. Geralmente são superproduções, com high concept (alta tecnologia), que recorrem freqüentemente ao uso de efeitos especiais para explosões e acidentes e muitas mortes.
= Animação: A história do filme
de animação começa com os primeiros momentos do cinema mudo. Contudo, a
história das Imagens Animadas começa antes, com a produção de Brinquedos
Ópticos tais como o Fenaquiscópio,inventado em 1832 pelo belga Joseph Plateau e
pelo austríaco Simon von Stampfer, simultaneamente. O primeiro desenho animado
foi realizado pelo Francês Émile Reynaud, que criou o praxinoscópio, sistema de
animação de 12 imagens, e filmes de aproximadamente 500 a 600 imagens, projetado
no seu próprio théatre optique, sistema próximo do moderno projetor de filme,
no Musée Grévin em Paris, França, em 28 de Outubro de 1892. O primeiro desenho
animado em um projetor de filmes moderno foi Fantasmagorie pelo diretor francês
Émile Courtet, projetado pela primeira vez em 17 de Agosto de 1908 no 'Théâtre
du Gymnase', em Paris. Courtet foi para Fort Lee, NY próximo da cidade de Nova
York em 1912, onde trabalhou para o estúdio francês Éclair e espalhou sua
técnica pelos Estados Unidos. O primeiro filme de longa-metragem animado foi El
Apóstol (1917) do Argentino Quirino Cristiani, mostrado na Argentina.
= Aventura: O filme de aventura é
um gênero cinematográfico que reflete um mundo heróico de combates e aventuras.
Foi inventado na Itália, como meio de exaltação de seu passado histórico e,
posteriormente, foi usado pela Rússia, para exaltar a Revolução Russa. Cenas de
muita ação, como lutas e perseguições, sempre filmadas em planos curtos; As
principais características são os Personagens estereotipados: um herói forte e
valente contra um vilão. Os personagens lutam por um objetivo: tesouro,
resolução de um mistério, resgate de pessoas. A que Premissa: o bem sempre
prevalece sobre o mal. Os protagonistas
enfrentam obstáculos e sofrem uma transformação no decorrer da história. A ação
dramática ocorre fora dos espaços cotidianos, em lugares pouco usuais, como
florestas, desertos, galáxias etc. Freqüentemente a ação acontece no passado ou
num mundo de fantasia. É dada maior importância à ambientação, ao vestuário e
aos efeitos especiais que ao roteiro.
= Chanchada: Chanchada é o
espetáculo ou filme em que predomina um humor ingênuo, burlesco, de caráter
popular. As chanchadas foram comuns no Brasil entre as décadas de 1930 e 1960.
O Começo do Cinema no Brasil e o surgimento da Chanchada A produtora carioca,
Atlântida Cinematográfica, descobriu nos filmes carnavalescos um grande
negócio, capaz de fazer muito sucesso entre o público brasileiro. Ela foi à
grande responsável pelo sucesso das chanchadas e a pioneira em adotar os temas
carnavalescos em forma de musicais. Após o esgotamento da fórmula, a Atlântida
passou a adotar argumentos, enredos e situações mais complexas e heterogêneas.
É neste período, entre as décadas de 50 e 60, que os filmes ganham maior
empatia com o público e a Atlântida vivia seu auge. O Brasil da época tinha
laços de dependência com a cultura norte-americana, o que gera atitudes
colonizadas dos produtores, do público e da crítica. Desta forma, as chanchadas
passam a basear-se na paródia do cinema dos Estados Unidos para atrair o
público. Apesar das produções serem feitas a partir da caricatura e trejeitos
norte-americanos, eram adicionados temas do cotidiano nacional, como as
anedotas tipicamente cariocas e o jeito malandro de falar e se comportar do
brasileiro. O resultado obtido eram produções genuinamente brasileiras, que
foram capazes de lotar as salas de cinema por um longo período. Com a liberação
dos costumes, começaram a ser produzidas no início dos anos 70 as chamadas
Pornochanchadas, inspiradas em comédias italianas e filmes eróticos europeus.
= Catástrofe: Catástrofe é um
gênero cinematográfico muito popular, que mistura três elementos principais:
enredo apocalíptico, apelo melodramático e cenas de ação, de preferência com
efeitos especiais que enfatizem o clima de tensão. O gênero compreende uma
mistura de ficção científica e fantasia, permitindo ao roteirista abordar todo
e qualquer tema capaz de causar pânico, que vão desde acidentes nucleares,
passando por ataques de extraterrestres, colisão com cometas, incêndios,
grandes acidentes ou intempéries da natureza, como terremotos, maremotos e
erupções vulcânicas. Essa amplitude de assuntos colocou os filmes-catástrofe
como um dos preferidos das produções de segunda linha, já que não exigem um
roteiro muito original ou orçamentos fabulosos. Contudo, existem exceções. O
alemão Roland Emmerich, diretor e roteirista de O Dia Depois de Amanhã, só faz
filmes-catástrofe de primeira linha. O primeiro longa-metragem que pode ser
considerado um genuíno filme-catástrofe foi Aeroporto, de 1970, que tinha no
elenco Burt Lancaster e Jacqueline Bisset.
= Comédia: A comédia é o uso de
humor nas artes cênicas. Que recorre intensivamente ao humor. De forma geral,
"comédia" é o que é engraçado, que faz rir. Uma das principais características
da comédia é o engano. Freqüentemente, o cómico está baseado no facto de uma ou
mais personagens serem enganadas ao longo de toda a peça. À medida que a
personagem vai sendo enganada e que o equívoco vai aumentando, o público vai
rindo cada vez mais. O filme cômico, que se caracteriza pela inclusão de gags,
pilhérias ou brincadeiras, tanto visuais como verbais, começou sua existência
praticamente no início desta arte. L'arroseur Arrosé (O Regador Regado), de
1896, filme francês dos irmãos Lumière, é considerada a primeira comédia da
história do cinema. Desde o começo, criaram-se filmes em que se mostravam
imagens que alegravam ou faziam rir o espectador, ainda que fosse sem o
acompanhamento do som. Nestas comédias, quase em sua totalidade estadunidenses,
utilizavam-se das perseguições, dos golpes, das quedas, das surpresas dos
personagens, para conseguir a hilaridade do público. Era um cinema cheio de
golpes com tortas, choques de automóveis, velozes perseguições policiais e
inúmeras situações mais ou menos insólitas. Observam-se ali os protótipos do
que seria o cinema de comédia.
= Comédia romântica: É um subgênero
cinematográfico dos gêneros comédia e romance. O argumento básico de uma
comédia romântica é que duas pessoas se conhecem mas, apesar da atração óbvia
que existe entre elas, não se envolvem romanticamente por algum fator interno
ou por alguma barreira externa, como o fato de um deles ter uma relação amorosa
com outra pessoa, por exemplo. Porém, em algum momento, depois de diversas
cenas cômicas, eles se separam por alguma razão e, só daí, se dão conta do
quanto eles são perfeitos um para o outro. Após um espetacular esforço, ou uma
coincidência incrível, eles se encontram novamente, declaram-se amor eterno, e
vivem felizes para sempre. Logicamente, existem numerosas variações nesta linha
de argumento e não é essencial que os dois personagens principais acabem um nos
braços do outro. O formato básico de uma comédia romântica é muito anterior ao
cinema. Muitas das peças de teatro de William Shakespeare, como Muito barulho
por nada e Sonho de uma noite de verão se situam dentro do gênero da comédia
romântica.
= Cult: Filme de culto do
inglês cult movie,é um termo coloquial para filmes que agregam grupos de fãs
devotos, mas que não alcançam uma fama e reconhecimento considerável. As
características em um filme cult podem incluir uma trilha sonora obscura,
conter conceitos e ciências fictícios criados na história, ou personagens
estranhos. Geralmente são filmes de conteúdo original, e de roteiro também
original, que tentam passar uma mensagem inovadora, muitas vezes de forma
subliminar, de múltipla interpretação e de difícil compreensão pelo grande
público. Por assim ser, geralmente são enquadrados em filmes alternativos,
filmes B e undergrounds. Esses filmes não se preocupam em agradar ao grande
público, não seguem fórmulas holliwoodianas de grande sucesso, não entram nos
grandes circuitos, e geralmente não alcançam grandes bilheterias, e portando,
na grande maioria das vezes, não interessam às grandes produtoras. No entanto, agradam
um pequeno público de gosto peculiar e mais refinado, que tenta extrair a
mensagem que o autor quer passar, e a utiliza como fonte de conhecimento, e às
vezes até como filosofia de vida. Pela relativa escassez desse material, esses
filmes acabam por serem cultuados e amplamente debatidos por seus fieis
“seguidores”.
=
Dança: A dança é uma das três principais artes
cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. A dança se caracteriza
pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia)
ou improvisados (dança livre). Na maior parte dos casos, a dança, com passos
cadenciados é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de
sentimentos potenciados por ela. No cinema ela envolve os personagens com um
roteiro moderno de dança solo, dança em dupla, ou em sua maioria a dança em
grupo. Para enfatizar as personalidades dos personagens os filmes de dança têm
muita musica que mostram danças folclóricas, danças históricas, danças
cerimoniais, danças étnicas, e danças urbanas modernas no enredo.
=
Drama: O
gênero cinematográfico mais famosos do mundo,o Drama, contém múltiplos
significados. Segundo os dicionários Houaiss e Aulete, drama pode significar:
"forma narrativa em que se figura ou imita a ação direta dos
indivíduos", "texto em verso ou prosa, escrito para ser
encenado" ou mesmo a "encenação desse texto". Por analogia pode
ser ainda "qualquer narrativa no âmbito da prosa literária em que haja
conflito ou atrito", podendo ser conto, novela, romance etc., ou mesmo
toda a arte dramática. O termo é também encontrado no cinema, na televisão, no
rádio, significando um texto ficcional, peça teatral ou filme de caráter
"sério", não cômico, que apresenta um desenvolvimento de fatos e
circunstâncias compatíveis com os da vida real. Na vida cotidiana um conjunto
de acontecimentos complicados, difíceis ou tumultuosos pode ser um drama, assim
como um acontecimento que causa dano, sofrimento, dor.
=
Espionagem: Os
filmes de espionagem são um gênero cinematográfico popular desde a década de
1960. Neles predomina a intriga, a pancadaria e o mistério, O único motivo pelo
qual se reconheceu os filmes de espionagem como sendo um gênero independente,
foi pela exagerada utilização da intriga e do mistério nos seus filmes,
diferenciando-o assim do gênero de ação onde todos as cenas se concentram em
luta e violência. Este novo gênero tornou-se num êxito em pouco tempo, tornando
não só os filmes conhecidos como também a sua trilha sonora. De facto, a música
que exibiam tornou-se quase inseparável deles próprios, em especial no caso do
agente secreto James Bond. A música de John Barry definiu o tom musical do
género, cujos princípios têm sido seguidos desde então.
= Erótico: O erótico é um gênero
de cinema semelhante ao pornográfico. A única diferença que os distingue e faz
com que sejam denominados de maneira diferente é o fato de no cinema erótico
haver uma história mais bem constituída, ou seja, não ser apenas um pretexto
para começar o que realmente o filme quer divulgar, como no caso do cinema
pornográfico. Também é chamado formalmente de cinema de sexo implícito. Além
disso, no cinema erótico existe, tal como no pornográfico, o culto ao corpo e
ao sexo, mas de uma forma mais "suave", onde apenas se induz a
situações que o espectador pode deduzir, ou seja, induz as pessoas a pensarem
em sexo, mas sem mostrar pessoas completamente nuas ou a efetuaram o ato
sexual. Isso significa que no cinema erótico há o sexo mostrado indiretamente,
enquanto que no cinema pornográfico é mostrado de uma forma direta. O cinema
erótico é considerado também para muitas pessoas a verdadeira arte deste
gênero, ou seja, consideram o gênero erótico como sendo único gênero existente
com estas características, considerando também o pornográfico com sendo o lado
mais negro do cinema erótico.
= Fantasia: Fantasia é algo
surreal, toda história e outras formas sobrenaturais como o elemento principal
ou primário de uma narrativa. Este gênero é geralmente distinguido de ficção
científica pelo aspecto geral, atmosfera e pelos temas de cada autor
individual. De modo geral, o termo fantasia cobre trabalhos de escritores,
artistas e músicos, desde mitos e lendas até obras mais recentes, conhecidas
por uma vasta audiência. Como outras formas de ficção especulativa, os
acontecimentos e ações na literatura fantástica muitas vezes diferem daqueles
possíveis na realidade. Em muitos casos, especialmente em trabalhos mais
antigos, mas também em muitos modernos, isto é explicado por uma intervenção
divina, mágica, ou de outras forças sobrenaturais. Outros casos, mais
frequentemente em trabalhos de História, na chamada High Fantasy, a história
pode acontecer num mundo fantástico, que é completamente diferente do nosso,
completado com leis distintas da natureza que permitem a magia excessiva.
= Faroeste (ou
western): Cinema western,
também popularizado sob os termos "filmes de cowboys" ou "filmes
de faroeste", compõe um gênero clássico do cinema norte-americano,ainda
que outros países tenham produzido westerns, como aconteceu em Itália, com os
seus western spaghetti. O termo inglês western significa "ocidental"
e refere-se à fronteira do Oeste norte-americano durante a colonização. Esta
região era também chamada de far West extremo oeste, e é daqui que provém o
termo usado no Brasil e Portugal, faroeste também se usou o termo juvenil
bang-bang. Os westerns podem ser quaisquer formas de arte que representem, de
forma romanceada, acontecimentos desta época e região. Além do cinema, podemos
referir ainda à escultura, literatura, pintura e programas de televisão. Ainda
que os westerns tenham sido um dos gêneros cinematográficos mais populares da
história do cinema e ainda tenha muitos fãs, a produção de filmes deste género
é praticamente residual nos tempos que correm, principalmente depois do
desastre comercial do filme Heaven's Gate (O portal do paraíso no Brasil), de
Michael Cimino, no início da década de 1980. Contudo, houve ainda alguns
sucessos comerciais posteriores que foram, inclusive premiados com Oscar de
melhor filme, como Dancem with Wolves (Dança com Lobos) de Kevin Costner, ou
Unforgiven (Os Imperdoáveis, no Brasil) de Clint Eastwood. Mas os westerns que
vêm à memória da maioria dos cinéfilos são, mesmo, os da sua época áurea.
= Ficção científica: Desde que o cinema
começou se encontra a ficção científica em filmes. Autores de livros que
causaram a curiosidade e a imaginação do mundo sobre temas dessa natureza, como
H. G. Wells ou Júlio Verne, chamaram também a atenção de artistas de outras
mídias. Orson Welles, como radialista, aterrorizou toda a população de Nova
York, interpretando no rádio a história do livro Guerra dos Mundos de H. G.
Wells, onde grande parte da população acreditou estar mesmo sendo invadida
pelos marcianos. Alguns dos livros desses autores foram interpretados no cinema
em preto e branco, como: Viagem ao centro da terra, Da Terra à Lua, A Máquina
do Tempo, O Homem Invisível, Vinte mil léguas submarinas, A Ilha do Dr. Moreau,
etc. Outros são histórias feitas para o cinema, como o clássico King Kong,
embora nesse caso haja uma classificação alternativa como gênero do Cinema
Fantástico, já que a história contada não é inspirada propriamente em
especulação científica. Um tema bastante explorado na ficção científica é a da
vida inteligente em Marte. Os "marcianos" foram mostrados em diversos
filmes estadunidenses nos anos 30 e 40, aludindo a um medo de invasão espacial,
surgido desde que foram observados pelos telescópios os famosos canais de
Marte. Nos dias atuais os filmes do gênero estão entre os que alcançam maior
índice de bilheteira, confirmando a fascinação das pessoas sobre o que está por
vir, ou ainda sobre o que é pura fantasia: E.T., Guerra nas estrelas, O
exterminador do futuro, De volta para o futuro ou episódios de Jornada nas
Estrelas são alguns dos títulos mais conhecidos. É interessante observar os
temas dos filmes mais populares de ficção, que em geral mostram os anseios e os
receios de determinada geração em função de novas tecnologias ou descobertas científicas.
= Guerra: Filme de guerra é um
gênero cinematográfico que de um lado se confunde com filmes de ação e épicos,
principalmente quando são mostrados dramas históricos, enquanto por outro tem
se prestado, ao longo da história, ao uso propagandístico ou patriótico dos
governos de todos os países que, em maior ou menor grau, buscam obter
dividendos através de obras que retratam conflitos pontuais ou do passado.
Nesse aspeto, nenhum país foi mais eficiente do que os Estados Unidos,
sobretudo durante a Segunda Guerra Mundial. Naquela época, o engajamento de
Hollywood na guerra traduziu-se em dezenas de títulos cujo objetivo evidente
era levantar o astral do país. Contudo, foi também nos Estados Unidos que o
gênero abrigou reflexões muitas vezes bastante ácidas sobre a guerra de maneira
geral, e sobre a participação dos Estados Unidos em conflitos específicos, como
a desastrada intervenção no Vietnã. Quase todos os países envolvidos em
conflitos recorreram em algum momento a dramas e aventuras de guerra para
destacar as suas razões e criticar as razões do inimigo eventual, apresentando
de um lado personagens nobres e corajosos e, do lado oposto, os vilões. Uma boa
parte dos filmes de guerra procura mostrar apenas ação com muitas explosões,
tiros e mortes, há outra parte que usa o gênero para refletir sobre o mundo em
que o homem vive, e do qual a guerra continua a fazer parte ainda hoje.
= Machinima: Machinima, termo
criado a partir das palavras da língua inglesa machine (máquina) e cinema
(produção de filmes), é tanto uma coleção de técnicas de produção associadas
quanto um gênero fílmico, ou filme criado por tais técnicas de produção. Como
uma técnica de produção, o termo diz respeito à computação gráfica produzida
através de máquinas domésticas, em oposição à produção através das complexas
máquinas programas 3D dos profissionais. Jogos em primeira pessoa costumam ser
utilizados. Como gênero fílmico, o termo refere a filmes criados pelas técnicas
descritas acima. Usualmente, machinimas são produzidos usando ferramentas e
recursos disponíveis em um jogo. O primeiro machinima foi feito com o jogo
Quake. Lançado em 1996 pelo clã The Rangers, Diary of a Camper foi o primeiro machinima.
Um filme mudo curto, durando menos de dois minutos. Na época o termo machinima
ainda não existia, e tais filmes eram chamados apenas de "filmes do
Quake". Os produtores de Anachronox combinaram várias cenas do jogo em um
Machinima com duas horas e meia de duração. Anachronox: The Movie é considerado
o melhor machinima já feito, tendo recebido vários prêmios no Machinima Film
Festival de 2002. Há machinimas que se destacam como The French Democracy, de
Koulamata. Nesse machinima se conta uma história relacionada aos distúrbios que
ocorreram nos subúrbios franceses no final de 2005. A comunidade oficial
de Machinimas no Brasil começou em 2006 com séries usando o jogo Super Mario
64, mas com o passar dos tempos mais séries com jogos diferentes foram
aparecendo e hoje o Brasil é um dos principais países que fazem machinimas, com
diversos brasileiros em parceria com o site oficial americano Machinima.com.
= Masala: Masala é um gênero de
filme indiano que mistura elementos de drama, comédia, romance e ação. O nome
vem da mistura de temperos da culinária indiana. The Hindu considera o masala o
único gênero de cinema tipicamente indiano. O gênero surgiu nos anos 70, com o
cineasta Manmohan Desai e os roteiristas Salim-Javed. Embora o gênero em si
tenha surgido nos anos 70, a
literatura sânscrita, incluindo o Mahabharata e o Ramayana, que exerceram
grande influência no pensamento e imaginação do cinema indiano, sempre se
utilizou de elementos parecidos. Dentre estes elementos, inclui-se a trama
secundária, a história de fundo e a "história dentro da história". O
teatro sânscrito, que colocava bastante ênfase na música, na dança e no
espetáculo, também exerceu grande influência. Outras influências foram o teatro
popular indiano, e o teatro persa, que misturava realismo e fantasia, música e
dança narrativa e espetáculo na mesma peça.
O cinema indiano se distanciou de Hollywood de várias formas. Por
exemplo: nos musicais de Hollywood, o enredo costumava ser o próprio meio
artístico, com narrativas realistas, enquanto que no cinema indiano, os
elementos fantásticos eram exagerados, usando música, dança e "contos de
fada". Não havia qualquer tentativa de disfarçar o fato de que estes
elementos não eram reais, e, ao mesmo tempo, faziam parte da vida real, de
forma simbólica e complexa.
=
Musical: Filme
musical é um gênero de filme, no qual a narrativa se apóia sobre uma seqüência
de músicas coreografadas, utilizando música, canções e coreografia como forma
de narrativa predominante. Mesmo inicialmente sem som, o cinema se preocupará
em registrar espetáculos teatrais, inclusive de dança, como é o caso do
pioneiro “O Dançarino Mexicano”, de 1898. Trata-se, desde o início, de um
projeto de reproduzir e distribuir outras formas de arte, direcionando-as para
as massas,com um inegável propósito comercial, é claro. Após os primeiros
trinta anos do cinema, aparece em 1927 o primeiro filme com trilha sonora
gravada e sincronizada: “O Cantor de Jazz”, não por acaso um musical, conta a
história de um pretendente a cantor que sofre preconceito dos jazzistas
tradicionais por ser branco. O ano de 1927 é duplamente marcante para o
musical-espetáculo. Na técnica, surge a possibilidade de realizar filmes
sonoros. Na linguagem, o espetáculo “ Show Boat'” revoluciona a narrativa do
gênero musical, amarrando intrinsecamente as letras à trama e inovando nas
temáticas abordadas. Imediatamente, os produtores enxergam a possibilidade de
se investir num novo gênero. Em apenas dois anos, já são 80 títulos produzidos
em musicais, e o número aumenta para 104 em 1930. Muitas das primeiras
produções, no entanto, não são narrativas construídas através da música, e sim
sobre a música,muitas vezes composições já existentes e populares, aproveitadas
para embalar o filme em seu sucesso. Já nesse estágio, é uma apropriação da
indústria cultural por ela própria. Outros títulos, no entanto, são
apresentações filmadas dos sucessos musicais da Broadway, como “Rio Rita”
(1930). Apesar de rara, nos primeiros anos, este tipo de releitura
transforma-se em pouco tempo no modelo de produção, completando um ciclo quase
natural de sucesso na indústria cultural: obras literárias são adaptadas para
peças; peças para musicais de palco; musicais para filmes.
= Filme noir: Film noir é um estilo de filme primariamente associado a filmes policiais, que retrata seus personagens principais num mundo cínico e antipático. O Film noir é derivado dos romances de suspense da época da Grande Depressão, muitos filmes noir foram adaptados de romances policiais do período, e do estilo visual dos filmes de terror da década de 1930. Os primeiros Films noirs apareceram no começo da década de 1940. Os "Noirs" foram historicamente filmados em preto-e-branco e eram caracterizados pelo alto contraste, com raízes na cinematografia característica do expressionismo alemão. O termo film noir (do francês, filme preto) foi atribuído pela primeira vez a um filme pelo crítico francês Nino Frank em 1946. O termo era desconhecido dos diretores e atores enquanto eles criavam os films noirs clássicos. A expressão foi definida posteriormente por historiadores do cinema e críticos. Muitos dos criadores de film noir revelaram mais tarde que não sabiam, naquela época, que haviam criado um tipo distinto de filme.
= Filme noir: Film noir é um estilo de filme primariamente associado a filmes policiais, que retrata seus personagens principais num mundo cínico e antipático. O Film noir é derivado dos romances de suspense da época da Grande Depressão, muitos filmes noir foram adaptados de romances policiais do período, e do estilo visual dos filmes de terror da década de 1930. Os primeiros Films noirs apareceram no começo da década de 1940. Os "Noirs" foram historicamente filmados em preto-e-branco e eram caracterizados pelo alto contraste, com raízes na cinematografia característica do expressionismo alemão. O termo film noir (do francês, filme preto) foi atribuído pela primeira vez a um filme pelo crítico francês Nino Frank em 1946. O termo era desconhecido dos diretores e atores enquanto eles criavam os films noirs clássicos. A expressão foi definida posteriormente por historiadores do cinema e críticos. Muitos dos criadores de film noir revelaram mais tarde que não sabiam, naquela época, que haviam criado um tipo distinto de filme.
= Policial: No gênero policial,
os argumentos quase sempre envolvem crimes e criminosos, policiais e detetive
particulares, mafiosos e ladrões. Os primeiros filmes abordavam a luta da
polícia contra os gângster de Chicago, ocorrida nos tempos da Lei Seca.
Scarface fazia uma alusão ao chefão da vida real Al Capone. James Cagney se
tornaria célebre interpretando gângsters violentos e loucos em filmes como The
Public Enemy (br: Inimigo Público), White Heat (br: Fúria Sanguinária) e Angels
with Dirty Faces (br: Os Anjos da Cara Suja). Nos anos 40, muitos filmes
policiais ficaram conhecidos pelo seu estilo cinematográfico pelo nome de filmes
noir (filmes escuros), nome dado pelos críticos franceses. Humphrey Bogart foi
o maior astro desse tipo de filmes, interpretando detetives particulares
adaptados das novelas policiais de sucesso, como em The Maltese Falcon (br:
Relíquia Macabra) e The Big Sleep (br: À Beira do Abismo). Orson Welles também
foi outro gênio que gostava do gênero, dirigindo em 1947 The Lady from Shanghai
(br: A Dama de Xangai), no qual tingiu de louro os cabelos de sua então esposa
Rita Hayworth, transformada numa mortífera "loura fatal". Também é
característico desses filmes haver uma narração do protagonista, o que não quer
dizer que ele termine a história necessariamente vivo.
= Pornográfico: O cinema pornográfico
apareceu rapidamente depois da criação da tecnologia de filmes, que fez com
esse tipo de filme fosse possível. O "cinema pornô" tem muito em
comum com as outras formas de pornografia. Os filmes pornográficos começaram a
ser realizados no underground. A câmera era utilizada de modo amador e os
filmes tinham distribuição limitada. De início, sua projeção era feita
basicamente na casa do cliente ou em clubes privados. Atualmente, o cinema
pornô é uma indústria, contando inclusive com suas próprias estrelas. Em alguns
países, os cachês atingem valores significativos, muitas vezes superando o
cachê de artistas razoavelmente bem sucedidos em outras áreas do cinema. Os
filmes pornográficos existem desde a época do cinema mudo, e eram usualmente
rodados em bordéis. Em 1970 nos Estados Unidos, o cinema pornô ganhou forte impulso,
graças à eliminação do Código das Produções e à instituição da classificação de
filmes por faixa etária, deixando de ser um produto do submundo criminal e se
constituindo numa indústria publicamente instalada. Passaram a ser exibido em
cinemas próprios, conhecidos por "Salas Especiais". Nessa época
alguns filmes ficaram para a história, como Garganta Profunda, O Garanhão
Italiano, Atrás da Porta Verde e O Diabo na Carne de Miss Jones, que foi uma
superprodução para a época.
= Romance: O gênero romance pode
ser definido como aqueles cujo enredo se desenvolve em torno do envolvimento
amoroso entre os protagonistas. Um dos pré-requisitos do gênero é de que o
filme tenha um "final feliz"; contudo, alguns filmes com final triste
também podem ser considerados filmes do gênero romântico. São os chamados
"star-crossed lovers", os amantes que não conseguem ficar juntos no
final do filme, como é o caso de Romeu e Julieta, Titanic, Brokeback Mountain e
a animação Pocahontas. Alguns dos clichês do gênero são o “amor verdadeiro”,
que se sobrepõe a todos os obstáculos, e o "par perfeito” que é geralmente
mais presente nas comédias românticas.
= Suspense: Suspense é um
sentimento de incerteza ou ansiedade mediante as conseqüências de determinado
fato, mais freqüentemente referente à perceptividade da audiência em um
trabalho dramático. Não é, porém, uma exclusividade da ficção, pode ocorrer em
qualquer situação onde há a possibilidade de um grande evento ou um momento
dramático, com a tensão como emoção primária mediante a situação. Em uma
definição mais ampla do suspense, tal emoção surge quando alguém está
preocupado com sua falta de conhecimento sobre o desenvolvimento de um evento
significativo; suspense seria, então, a combinação da antecipação com a lide da
incerteza e obscuridade do futuro. No cinema, o suspense foi largamente
explorado, como forma de cativar a audiência. Alguns cineastas o tornaram sua
marca registrada, como é o caso de Alfred Hitchcock, cujos filmes possuem a
preocupação principal de provocar uma reação de medo ou expectativa. No tipo de
suspense descrito por Hitchcock, ele ocorre quando a audiência tem a
expectativa de algo ruim que está para acontecer, uma perspectiva construída
através de eventos sucessivos, aos quais eles não têm o poder de interferir de
forma a prevenir os acontecimentos. Muitas séries de TV exploraram o suspense,
como forma de manter a audiência por longos períodos. Um exemplo foi a série
The Twilight Zone ("Além da Imaginação", no Brasil), realizada em
1959, que explorava o clima entre o suspense e o poético em histórias centradas
na vulnerabilidade humana, incentivando a reflexão. O sucesso do formato da
série levou a várias refilmagens e continuações, nos anos 1980 e em 2002.
= Terror: Horror é um gênero
literário, cinematográfico ou musical, que está sempre muito ligado à ficção e
fantasia, e que também pode ser verificado na pintura, no desenho, na gravura e
fotografia. Um dos mais populares escritores de terror contemporâneo é o
Stephen King, conhecido por ter escrito as famosas obras Carrie, O Iluminado,
It (livro)It, Misery e muitas outras. Tendo iniciado o seu trabalho na década
de 1970, King conseguiu atrair uma enorme audiência, motivo este que fez com
que a U.S. National Book Fundation o premiasse em 2003.9 Brian Lumley, James
Herbert, Dean Koontz, Clive Barker10 , Ramsey Campbell11 e Peter Straub também
são autores de horror contemporâneo populares. Seqüências de livros
best-selling de tempos contemporâneos estão relacionadas com ficção de horror,
tais como a fantasia urbana de lobisomens Kitty Norville de Carrie Vaughn, e a
ficção gótica e erótica de Anne Rice. Elementos do gênero de horror continuam a
se expandir para além do gênero de terror em si. Características Um dos traços
definitivos do gênero de horror é que o mesmo provoca uma resposta emocional,
psicológica ou física nos leitores que faz com que os mesmos reajam com medo.
Uma das citações mais famosas de Lovecraft em relação ao gênero é: "A
emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo, e o mais antigo e mais
forte de todos os medos é o medo do desconhecido."; a primeira sentença de
seu ensaio seminal, O Horror Sobrenatural na Literatura.
= Trash: A definição de Filme
Trash, em geral, trata-se de um filme tecnicamente mal feito (propositadamente
ou não), mas que é considerado bom. A estética cinematográfica Trash pode ser
usada em qualquer gênero de filme ou vídeo, mas é mais usada no Terror.
Costuma-se considerar Trash todo filme de Terror que ao invés de causar medo ou
tensão, é engraçado. Os
Diretores famosos de filmes trash são: Lloyd Kaufman, Ed Wood, Roger Corman,
Peter Jackson, Sam Raimi, John Waters, Robert Rodriguez, Stuart Gordon, Russ
Meyer, Charles Band, Petter Baiestorf
= Mockumentary: A mockumentary palavra que significa algo como simulados ou
documentais é um tipo de filme ou programa de televisão em que os eventos
fictícios são apresentados em estilo de documentário.Estas produções são muitas
vezes utilizados para analisar ou comentar sobre os acontecimentos atuais e
questões, usando um cenário fictício, ou para parodiar a própria forma
documental. Eles podem ser terror, cômico ou dramático em forma, embora
mockumentaries cômicos são mais comuns. A mockumentary dramático por vezes
referido como docufiction. Embora as origens exatas do gênero não são
conhecidas, exemplos surgiu durante a década de 1950, quando o filme de arquivo
metragem se tornou relativamente fácil de se encontrar . O termo "mockumentary", que teve
origem na década de 1960, foi popularizada em meados dos anos 1980, quando o
diretor Rob Reiner usou em entrevistas para descrever o filme This Is Spinal
Tap . Mockumentaries são muitas vezes parcial ou totalmente improvisado , como
um estilo improvisado de atuação ajuda a manter a pretensão de realidade.
= Found Footage: Voltado mais para o
terror, o Found Footage (Filmes Perdidos, no Brasil) é um gênero de filme
surgido nos anos 1980. Trata-se de um filme se passando por um documentário
filmado com uma simples filmadora. Muitas vezes o estilo é usado para filmes de
terror. Até hoje o estilo faz sucesso. O filme que popularizou o estilo foi A
Bruxa de Blair, que em seguida ganhou uma paródia com o mesmo estilo (Da Hip
Hop Witch) estrelado por Eminem e Vanilla Ice. Todavia, o trabalho que
inaugurou o estilo foi Cannibal Holocaust (conhecido no Brasil como
"Canibal Holocausto"), filme italiano de 1980 dirigido por Ruggero
Deodato. Muito tempo se passou até que mais filmes desse estilo apareceram no
cinema: 2007, com Atividade Paranormal, de Oren Peli e REC, de Jaume Balgueiró
e Paco Plaza, que gerou um remake no mesmo ano. Os filmes se tornaram sucessos.
Um ano depois, foi lançado Cloverfield com Michael Stahl-David e Odette
Yustman. Ao invés de se tratar de fenômenos espirituais, trata-se do ataque de
um monstro em Nova York.Em seguida, em 2009, foi lançado a seqüência para
Atividade Paranormal, Atividade Paranormal 2 e REC 2. Em 2010, surgiu Atividade
Paranormal em Tóquio e Contatos de 4º Grau, com Milla Jovovich, sendo o
primeiro a focar em alienígenas. Em 2011, foi lançado Apollo 18, o primeiro
filme de terror nacional, Desaparecidos. E em 2012, foi lançado Chronicle, o
primeiro filme do gênero sobre super-heróis, e Project X, a primeira comédia do
gênero.
= Slasher: Slasher é um novo
gênero de filmes originado do suspense moderno e do terror moderno, quase
sempre envolvendo assassinos psicopatas que matam aleatoriamente. Pecando em
vários sentidos em sua produção tanto no roteiro quanto na atuação, edição,
fotografia, música e envolvendo muito sangue. Normalmente são feitos com baixo
orçamento, daí são constantemente nomeados como "terror b". O nome
"slasher" foi criado porque o princípio básico do filme é um serial
killer com uma máscara ou fantasia que vai coletando vítimas e mais vítimas ao
longo do filme, até ser revelada sua identidade misteriosa pelo protagonista
que, após fugir o filme inteiro, acaba matando o vilão. Muitos filmes se
destacaram ao longo dos anos desde que o gênero se submeteu. Tendo como
precursor o clássico "Halloween - A Noite do Terror", de John
Carpenter, A Hora do Pesadelo, Sexta-Feira 13,O Massacre da Serra
Elétrica,Pânico, e o mundialmente popular Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado.
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