quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Tigre,Tigre...Red John o Vilão De o Mentalista

Boa Noite Notívagos...Um Dos Maiores Vilões da Tv,Foi o Temido Serial Killer Red John da Série The Mentalist - O Mentalista . Talvez o seu Sucesso seja justamente por Ninguém saber quem ele era Durantes Anos. Sempre manipulado O Protagonista Patrick Jane,Red John despertou no público uma comoção nunca vista antes em uma série de Tv. Seus Seguidores se Reconheciam Com um Poema,Em Que Sua Primeira Frase Era:Tigre,Tigre...Então Conheçam Melhor esse Macabro ícone da Cultura Pop.
O Serial Killer Red John: Red John Foi O antagonista invisível da série. Ele sempre se certifica de que sua marca registrada, o rosto sorridente desenhado com o sangue da vítima, seja a primeira coisa que se veja diante de uma vítima morta por ele. Depois que Jane zombou de Red John em um talk show, ele o retaliou matando a esposa e a filha de Jane. Embora apenas focado em três vezes durante a primeira temporada, ele é muito inteligente. Até o final da terceira temporada, ele era conhecido por seus cúmplices. No entanto, Red John não tem parceiros, mas ferramentas. Os episódios em que Red John está envolvido tornaram-se mais e mais frequentes com a obsessão de Jane para capturá-lo e matá-lo. Red John é um personagem fictício e o principal antagonista do drama criminal da CBS The Mentalist nas primeiras cinco temporadas e metade da sexta. Como assassino em série, acredita-se que ele tenha começado a matança em 1988 e, com seus agentes e acólitos, matou mais de 70 pessoas na Califórnia, em Nevada e no México durante toda a sua onda de assassinatos. Cinco anos antes da ação do primeiro episódio, ele assassinou a esposa e a filha de Patrick Jane, fazendo de Jane seu maior inimigo.
The Mentalist - O Mentalista: Foi um seriado policial americano que estreou no dia 23 de setembro de 2008, e terminou no dia 18 de fevereiro de 2015, na CBS. Ele gira em torno de Patrick Jane interpretado Por Simon Baker, que tem um talento especial: observar tudo nos seus detalhes. Com o seu enorme poder de dedução e observação, ele auxilia a Agência de Investigação da Califórnia a resolver os casos mais intrigantes. A série é exibida nos Estados Unidos pelo canal CBS e foi considerada a melhor estreia de 2008, com 15,6 milhões de telespectadores. Em Portugal a série estreou a 12 de Maio de 2009, em canal aberto na RTP2, e a sua estreia no cabo, foi no fim do verão de 2009 nos canais AXN e AXN HD. No Brasil a série foi exibida e estreada pelo canal a cabo Warner Channel e reprisada no canal aberto SBT. Em 10 de Maio de 2014, a CBS anunciou que a série foi renovada para sua sétima e última temporada.
= Patrick Jane - Simon Baker: O protagonista da série The Mentalist ganhava a vida como um vidente mas, depois de o serial killer Red John ter assassinado a sua mulher e filha em retaliação por ter sido zombado por Jane num programa de TV, admite que era uma fraude. Agora Jane trabalha como consultor na CBI (California Bureau of Investigation). Apesar de um pouco excêntrico, ele é muito inteligente e perspicaz e ajuda a resolver os casos que estão sendo investigados. Essas características o fizeram ganhar a amizade de seus colegas, no entanto por ser fechado, arrogante e infantil, acaba os irritando por vezes. Outra característica relevante em Jane é o fato dele amar chá, aparecendo quase sempre com uma xícara em mãos. Ele também mostra um lado mais obscuro quando se trata de Red John: ao lidar com o assassino, o detetive assume uma personalidade mais vingativa, deixando claro até para os seus colegas de equipa o seu desejo de desforra.

= Teresa Lisbon - Robin Tunney: Embora Patrick às vezes a irrite com o seu comportamento anormal e arrogante, ela o vê como um membro valioso para a equipa e vai apoiá-lo em algumas das suas teorias mais inusitadas. A sua mãe morreu num acidente de carro, no qual o outro motorista estava bêbado. Lisbon ficou cuidando dos seus três irmãos e do seu pai, que tornou-se alcoólatra após a morte da esposa. A sua equipa foi responsável pelo caso Red John, até ao agente Sam Bosco tornar-se o diretor do novo Serial Crimes Unit, que assumiu a responsabilidade pela captura de Red John. Ela e Sam Bosco - mentor de Lisbon, quando ela era um agente júnior - partilham um segredo obscuro, que foi revelado por Lisbon como alavanca contra Bosco no episódio "Black Gold e Red Blood".
Enfim Galera...Não Vou Revelar Quem Ele Era,Pois Estragaria a Série Pra Quem Não Assistiu. Mas Assim Como O Mentalista - The Mentalist, Red John Entrou Para a História Na TV. A Série teve 7 Fortes Temporadas,Com Um Final digno de Novela Brasileira. Então Vale muito a Pena Ter e Assistir. E Com Certeza,suas Madrugadas vão ficar Bem mais interessantes. Então Boa Madrugada Notívagos Até Mais.


terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

Os Cátaros A Sociedade Secreta Catarismo

 
Boa Noite Notívagos...Como Cristãos Fervorosos, podem ter sido queimados vivos na fogueira a mando do próprio PaPa ?. Essa é a Trágica Historia dos Cátaros. Um povo que por renegar a Adoração Religiosa foram extintos da terra, dando origem a pior matança em massa que o mundo já teve, chamada de: INQUISIÇÃO. O Catarismo do grego katharós, que significa “puro". Foi um movimento cristão na Europa entre os anos de 1100 e 1200, ligado aos bogomilos da Trácia. Embora todos os Cátaros fossem Cristãos, O movimento foi tão forte no sul da Europa e na Europa Ocidental que a igreja Católica Romana passou a considerá-lo uma séria ameaça à religião ortodoxa. As principais manifestações do catarismo centralizavam-se na cidade de Albi, motivo pelo qual seus adeptos também receberam o nome de "albigenses". O catarismo teve suas raízes no movimento pauliciano na Armênia e no Bogomilismo na Bulgária que teve influências dos seguidores de Paulo. Em textos cátaros, os termos "homens bons" ou Bons Hommes, são os termos comuns de auto-identificação. A idéia de dois deuses ou princípios, sendo um bom outro mau, foi fundamental para as crenças dos cátaros. O Deus bom era o Deus do Novo Testamento e criador do reino espiritual, em oposição ao Deus mau que muitos cátaros identificavam como Satanás, o criador do mundo físico do Antigo Testamento. Toda a matéria visível foi criado por Satanás, e portanto foi contaminada com o pecado. Esse conceito é oposto à Igreja Católica monoteísta, cujo princípio fundamental é que há somente um Deus que criou todas as coisas visíveis e invisíveis. Os cátaros também pensavam que as almas humanas eram almas sem sexo de anjos aprisionadas dentro da criação física de Satanás amaldiçoado a ser reencarnado até os fiéis cátaros alcançarem a salvação por meio de um ritual chamado Consolamentum. Desde o início de seu reinado, o papa Inocêncio III tentou usar de diplomacia para acabar com o catarismo, mas em 1208, seu delegado Pierre de Castelnau foi assassinado quando voltava para Roma depois de pregar a fé católica no sul da França. Então o papa Inocêncio III declarou Pierre de Castelnau um mártir e lançou a Cruzada dos cátaros. As crenças dos cátaros não são claras, mas as teorias concordam que se originaram no Império Bizantino principalmente através da rota de comércio e da propagação da Bulgária para a Holanda e Espanha. O nome búlgaros (Bougres) também foi aplicado aos cátaros, e eles mantiveram associação com o movimento cristão do bogomilos (Amigos de Deus) da Trácia. Suas doutrinas têm inúmeras semelhanças com os dos bogomilos e mais cedo os paulicianos, assim como os maniqueístas e os cristãos gnósticos dos primeiros séculos depois de Cristo.
Mas É provável que tenhamos apenas uma visão parcial de suas crenças, porque os escritos dos cátaros foram em grande parte destruídos por causa da ameaça doutrinária percebida pelo papado. Muito dos nossos conhecimentos dos cátaros é derivado de textos de seus adversários. As conclusões sobre a ideologia dos cátaros continuam a ser ferozmente debatidas com comentaristas acusando seus adversários de especulação, distorção e preconceito. Existem alguns textos dos próprios cátaros que foram preservados por seus adversários. Um grande texto que sobreviveu O Livro dos Dois Princípios - Liber de duobus principiis, elabora os princípios da teologia dualista a partir do ponto de vista de alguns dos albanenses cátaros. O catarismo histórico não surgiu até pelo menos 1143, quando o primeiro relato confirmado de um grupo defendendo crenças similares é relatado ser ativo em Colónia pelo clérigo Eberwin de Steinfeld. Um marco na "história institucional" dos cátaros foi o Conselho de Saint-Félix, realizado em 1167 em Saint-Félix-Lauragais, com a presença de muitas figuras locais e também pelo "papa" do bogomilo, Nicetas, o bispo cátaro da França e um líder dos cátaros de Lombardia. Os cátaros, em geral, formavam um partido anti-sacerdotal em oposição à Igreja Católica, protestando contra o que consideravam ser a corrupção moral, espiritual e política da Igreja. Em contraste com a Igreja Católica, os cátaros, tinham apenas um sacramento, o Consolamentum, ou Consolação que envolvia uma breve cerimônia espiritual para remover todo o pecado do crente e empossar-lhe para o próximo nível superior como um perfeito. Ao contrário da Penitência católica romana, o Consolamentum só poderia ser tomada apenas uma vez. Assim, tem sido alegado que muitos crentes acabariam por receber o Consolamentum apenas quando a morte se aproximava, realizando o ritual de libertação num momento em que as obrigações pesadas de pureza exigidas para ser um perfecti seriam temporalmente curtas. Algumas das pessoas que receberam o consolamentum em seus leitos de morte podem, posteriormente, evitar comida ou bebida, a fim de acelerar a morte. Isso era chamado de endura. Os cátaros também recusavam o sacramento católico da Eucaristia dizendo que não poderia ser o corpo de Cristo. Eles também se recusaram a participar da prática de Batismo pela água. Sobre o batismo, afirmam que a água é material e corruptível, portanto é criação do mal, não pode santificar a alma, mas os clérigos vendem essa água por avareza, mesma forma que vendem a terra para o enterro dos mortos e o óleo para o doente para ungi-los e, assim também eles vendem a confissão dos pecados como fazem os sacerdotes. Alguns acreditam que a concepção cátara de Jesus se assemelhava ao monarquianismo. Os cátaros ensinavam que para recuperar o estatuto angelical a pessoa deveria renunciar completamente ao mundo material. Até que não estivesse preparado para fazê-lo,o cristão estaria preso em um ciclo de reencarnação, condenado a viver na Terra corrompida. Os supostos textos sagrados dos cátaros, além do Novo Testamento, incluem O Evangelho da Ceia Secreta, ou o Interrogatório de João e O Livro dos dois Princípios. Durante o concílio de Narbona, o Papa Gregório IX fez decretar a aplicação de penas muito duras a todos os simpatizantes e colaboradores do catarismo, que incluía perda sumária de bens patrimoniais e humilhantes surras em público.
No século 11, o povo de Languedoc, no sul da França repudiaram a Igreja Católica,por eles chamada de Igreja dos Lobos, e fundaram um cristianismo alternativo: o Catarismo. Os cátaros formaram a sociedade secreta mais “Popular” da Idade Média. Eles se julgavam herdeiros dos apóstolos e foram condenados por isso. A história dos cátaros teve um início obscuro. Em 1022, dois monges que nada tinham a ver com o movimento foram queimados vivos, acusados de adorar o Diabo. O bispo do condado de Toulouse, o maior da região de Languedoc, condenou a execução. Secretamente, ele e outros membros da Igreja já vinham discutindo idéias pouco ortodoxas. Acreditavam num Deus que era Puro Espírito. E que a criação era obra maléfica, não divina. No século 12, 4 paróquias de Languedoc abandonaram o credo católico, abraçando as novas idéias: Toulouse, Carcassone, Albi e Agen. Por causa das duas últimas, o movimento acabou sendo chamado também de albigense. A palavra “cátaro”,só entrou para o vocabulário medieval por volta de 1160, graças a um pregador católico da Renânia chamado Eckbert de Schönau detrator da seita. Segundo Alain de Lille, um teólogo francês do século 13, sua origem estaria na palavra catus (gato em latim), pois os seguidores da seita faziam coisas ignóbeis como beijar o traseiro de gatos. Os novos fiéis se autodenominavam bons hommes e bonnes femmes (bons homens e boas mulheres). Os padres se vestiam com hábitos negros. Rejeitavam o dogma da Santíssima Trindade e também os sacramentos, como o batismo, a eucaristia e o matrimônio. E viam com naturalidade o sexo fora do casamento. “Se a castidade não pudesse ser priorizada, era melhor manter encontros casuais do que regularizar oficialmente o Mal". A nova crença também arregimentou adeptos na Catalunha, na Alemanha, na Inglaterra e na Itália. Roma tentou conter o catarismo na base da conversa até meados do século 12. Quando o papa Inocêncio 3º assumiu, em 1198, a atitude da Igreja endureceu. Inocêncio suspendeu diversos bispos do sul da França. Em 1208, o representante eclesiástico Pierre de Castelnau excomungou um nobre de Toulouse. Em represália, foi assassinado. O incidente foi a gota d’água. No mesmo ano, o Vaticano autorizou uma guerra santa contra Languedoc. A primeira e última cruzada contra cristãos da história. No cerco a Béziers, em julho de 1209, 7 mil fiéis foram chacinados, entre eles mulheres e crianças. Em 1244, 200 cátaros foram queimados vivos numa grande fogueira nas redondezas da fortaleza de Montségur. A tortura era generalizada. O interrogador católico Guilhem Sais, certa vez, afogou uma mulher cátara num barril de vinho, pois ela não queria confessar seus supostos pecados. A Igreja precisou de décadas, mas conseguiu varrer os cátaros da face da terra. Mas no coração dos habitantes de Languedoc a seita sobreviveu. O povo daquela região em cidades como Montpellier e Toulouse eles viraram até Nome de Rua.
Os Cátaros afirmavam a igualdade entre mulheres e homens. E por isso foram vítimas de uma cruzada e alvo da Inquisição. Eles chegam à pequena vila sem causar nenhum alarde. Após percorrer centenas de quilômetros a pé, seus calçados se deterioraram. Têm a cabeça raspada e vestem-se de forma maltrapilha, com uma longa batina de cor negra presa por uma tira fina de couro. Após uma recepção praticamente inexistente, eles começam a ser reconhecidos e respeitados pela comunidade. Em pouco tempo, se tornarão líderes religiosos capazes de fazer frente à influência da poderosa Igreja Católica. No fim do século 12, se tornariam cada vez mais comuns na ampla região do Languedoc, da França. Cidade após cidade, os cátaros iam espalhando sua fé, baseada na simplicidade e na busca da pureza,pois katharos, em grego, significa puro. A religião nasceu do cristianismo, mas era marcada por profundas diferenças em relação às doutrinas do Vaticano. Acusados de heresia e até chamados de adoradores do diabo, os cátaros provocaram uma implacável reação do papado. O esforço para eliminá-los incluiu uma cruzada e foi um dos principais motivos para a criação do Tribunal do Santo Ofício mais conhecido como Inquisição. No século 14, cerca de 200 anos após o catarismo ter surgido, seus últimos representantes foram varridos do mapa. Para entender a intensidade da violência promovida pela Igreja Católica contra eles, é fundamental compreender como os cátaros foram capazes de conquistar os corações e as mentes medievais. E sua brutal eliminação é um dos exemplos mais bem acabados do incrível poder do papado no Mundo. O primeiro grupo cátaro conhecido apareceu na década de 1120, na cidade de Limousin. Logo eles chegaram a povoados próximos, como Albi, Toulouse e Carcassonne, sempre no Languedoc. A região, separada do resto do território francês pelas montanhas dos Pirineus, era governada pela dinastia dos Raimundos. Eram terras prósperas, fortes na agricultura e na indústria têxtil. À primeira vista, seria difícil prever que num local tão estável, e religioso pudesse surgir uma crença que desafiasse a Igreja. Mas, àquela altura, a sociedade medieval estava passando por importantes transformações. A Europa vivia uma fase de aumento populacional e melhoria das condições de vida, com o desenvolvimento das cidades medievais. No ambiente urbano, aumentava o contato entre as pessoas e a busca pelo conhecimento. Uma parcela da população começou então a refletir sobre várias questões, entre elas a própria fé. Na origem da expansão do cristianismo, que ocorrera cerca de nove séculos antes, estavam valores como a pobreza, o sofrimento pessoal e a sensação de unidade com Deus. Por volta do século 11, entretanto, a situação do clero não era exatamente essa. Por todo lado, construíam grandes edifícios religiosos, magnificamente ornamentados, alguns deles deram início ao estilo que ficaria conhecido como “gótico”, que caracteriza algumas das principais catedrais da Europa. Além disso, os sacerdotes cristãos sobretudo os bispos e seus representantes locais, os padres usavam os fartos recursos da Igreja para garantir a si mesmos uma vida tranqüila. A imagem típica do cristianismo, aquele Jesus magro, de olhar triste e agonizando na cruz, era apenas uma vaga recordação o perfil do clero estava mais próximo do bispo rechonchudo de roupas vistosas e dedos ornados com varias jóias. Diante das contradições da Igreja, a influência dos cátaros avançava rapidamente. 
 
Em 1167, alguns deles se reuniram no encontro que marcou o nascimento oficial da nova religião: o concílio de Saint-Félix-de-Caraman hoje Saint-Félix-Lauragais, no sul da França. Compareceram cátaros não só do Languedoc, mas de áreas mais distantes como a Lombardia na atual Itália, e a Catalunha hoje na Espanha. Muito pouco se sabe sobre o que ocorreu na reunião. Ela provavelmente foi presidida por um homem chamado Nicetas um cristão dissidente vindo de Constantinopla e apelidado de “papa” e organizou as bases do catarismo. Para os cátaros, o livro sagrado era a Bíblia em particular o Novo Testamento. Sua religião, entretanto, divergia muito do catolicismo. O princípio fundamental era o dualismo: segundo ele, o mundo seria composto de dois reinos opostos e coexistentes. O primeiro, comandado por Deus, seria invisível e luminoso, onde só existiria o bem. Já o segundo reino, material e visível, seriam controlados pelo diabo. Em outras palavras: segundo o catarismo, o inferno ficava na Terra. E o objetivo da vida humana seria escapar do mal através da purificação dos espíritos, reencarnação após reencarnação. Se isso fosse feito, quando chegasse o Juízo Final, todos se salvariam e iriam para o reino de Deus. Apesar de se considerarem cristãos, os cátaros não acreditavam que Jesus fosse filho de Deus. Ele era apenas considerado um profeta importante, que havia divulgado alguns ideais que mereciam ser seguidos. Assim como a teoria, a prática dos cátaros era bem diferente da dos católicos. Eles recusavam o ritual da hóstia sagrada, em suas cerimônias, bastante simples, havia apenas a repartição do pão. Tampouco aceitavam o papel subalterno que o papado romano reservava para as mulheres, para o catarismo o ser humano não admitia distinção entre sexos. A elas era permitido, inclusive, celebrar ritos religiosos. A autoridade do papa não era reconhecida pelos cátaros. Sem uma liderança espiritual única, eles dividiam os seguidores da religião em três níveis. O mais alto deles era o dos Perfeitos, também conhecidos como “bons homens”. Para chegar a esse posto, era preciso passar por duras provas e receber o Consolamentum, o único sacramento cátaro que resumia num só o batismo, a ordenação e a extrema-unção. Os Perfeitos eram celibatários e passavam grande parte dos dias em oração e jejum. Abaixo dos Perfeitos estavam os Crentes, categoria que reunia a grande maioria dos cátaros. Eles comungavam das práticas de virtude e humildade, mas não estavam obrigados a qualquer tipo de abstinência. Podiam casar, embora preferissem o concubinato e só tinham direito a receber o Consolamentum na hora da morte. O terceiro nível da sociedade cátara era composto pelos Ouvintes. Simpatizantes da religião, eles acompanhavam as palestras,e se curvavam perante eles para receber a bênção. Na virada do século 13, o avanço dos cátaros havia se tornado a maior preocupação da Igreja.
“Matem-nos todos. Deus saberá reconhecer os seus!” De acordo com alguns registros, foi com essas palavras que o abade Arnoldo de Amaury incitou à aniquilação total dos cátaros que se escondiam na fortaleza de Béziers, no Languedoc, em julho de 1209. Ela resume bem o espírito da sangrenta Cruzada Albigense graças à grande concentração de cátaros na cidade de Albi, eles também eram conhecidos como “albigenses”. A Igreja tentou combater o catarismo no campo da fé. Há relatos de que, entre 1165 e 1198, os cátaros foram perseguidos publicamente em locais como: Lombers (França), Colônia (Alemanha) e Oxford (Inglaterra). Para ouvir e julgar os hereges, a Igreja montou tribunais eclesiásticos. Graças à experiência dos cátaros como oradores, entretanto, eles se defenderam brilhantemente das acusações e viram sua fé ganhar status de religião. E o prestígio dos Cátaros saiu fortalecido. Diante da contínua perda de fiéis, o papa Inocêncio III decretou o confisco dos bens de todos aqueles considerados hereges. Sua vontade foi cumprida por todos os cantos da Europa. Exceto no Languedoc, onde os governantes se recusaram a agir contra os cátaros. A alternativa encontrada pelo pontífice foi montar uma verdadeira força-tarefa: ordenou que os clérigos se unissem aos pregadores dominicanos para, em conjunto, redobrar a batalha pela fé no Languedoc. Sacerdotes católicos se misturaram aos Perfeitos nas ruas, mas pouca coisa parecia mudar. Até que um crime selou o destino dos cátaros. Em 1208, o legado papal que era a figura máxima da hierarquia da Igreja na região, representante direto do pontífice, Pedro de Castelnau foi morto por alguns habitantes de Toulouse. Logo correu a notícia de que os assassinos eram supostamente cátaros. Inocêncio III teve então a deixa de que precisava. Em 10 de março, organizou uma cruzada liderada por Arnoldo de Amaury e pelo bispo Folquet de Marselha. No campo de batalha, o comando coube a Simão de Montfort, à frente de um exército com 10 mil homens. Além dos cátaros, o alvo da cruzada foram os principais nobres que davam proteção a eles: o conde Raimundo VI de Toulouse e o visconde Raimundo Rogério de Trencavel. O primeiro grande ataque, em Béziers, surpreendeu pela violência intensa e indiscriminada. Cátaros e católicos, todos foram massacrados pelos cruzados. Os cruzados não mostravam clemência. Mulheres e crianças amontoaram-se na igreja de Santa Maria Madalena, na parte alta da cidade. Deveriam ter sido à volta de mil, um cálculo baseado na capacidade da igreja. Fossem quantos fossem, a igreja estava apinhada de aterrorizados católicos e cátaros quando os cruzados derrubaram os portões e massacraram todos os que ali se encontravam. Em 1840, durante uma reforma do templo, várias ossadas foram descobertas sob o piso. Em Béziers, 20 mil pessoas foram mortas, praticamente toda a população da cidade. Depois disso, os cruzados destroçaram Carcassonne, Bram, Minerve, Termes e Lavaur, ignorando quaisquer tentativas de rendição. Como recompensa pelo extermínio dos hereges, os cruzados ganharam o perdão pelos seus pecados e puderam repartir entre si as riquezas e terras do Languedoc. A carnificina só parou em 1229, quando foi celebrado o tratado de paz de Meaux-Paris, entre Raimundo VII de Toulouse e o rei Luís IX da França. Inocêncio III morreu sem ter conseguido extinguir o catarismo. A tarefa coube a seu sucessor, Gregório IX, que assumira em 1227. Com a situação aparentemente controlada em termos militares, o papa teve uma idéia que seria decisiva para a história dos séculos seguintes. Em 1231, por meio da bula Excommunicamus, criou a Santa Inquisição. E a caça aos cátaros foi uma das principais razões para a novidade. Afinal, após anos de perseguição, eles haviam mudado sua maneira de agir. Agora, os Perfeitos misturavam-se à população, sem usar a tradicional veste negra. Para facilitar a identificação dos cátaros, a Inquisição empregava métodos sofisticados e sórdidos de interrogatório e investigação.
Enfim Galera...A última ação militar contra os cátaros foi o cerco a Montségur, em 1243. Naquela época, a Inquisição já havia provado sua eficácia para eliminar seletivamente os hereges. Depois das condenações nos tribunais inquisitórios, a Igreja usava o “fogo purificador”: de acordo com o discurso oficial, a morte na fogueira seria a única forma de salvar as almas dos cátaros. Encurralados, os cátaros eram colocados diante da seguinte escolha: negar sua fé ou enfrentar a fogueira. De uma forma ou de outra, a religião ia sendo exterminada. Em 1321, foi executado o último sacerdote cátaro conhecido, Guillaume Bélibaste, que havia se refugiado no oeste da Espanha. Cerca de um século depois, já não se ouvia mais falar de seguidores do catarismo. Terminava assim a trajetória dos contestadores que, com humildade de caráter e simplicidade de métodos, haviam conquistado o respeito do povo da mesma forma que os primeiros cristãos haviam feito, 12 séculos antes, na Palestina. Vlw Galera ate.

Filmes De Artes Marciais Top 10 Artes Marciais

BOA NOITE NOTÍVAGOS...OS FILMES DE ARTES MARCIAIS SÃO ÚNICOS,E COMO EU ADORO A CULTURA ASIÁTICA,NATURALMENTE ELES SÃO UM DOS MEUS GÊNEROS DE CINEMA FAVORITO...NINGUÉM CONSEGUE FAZER FILMES DE LUTA COMO OS ORIENTAIS,POR MAIS QUE OS AMERICANOS TENTEM,ELES JAMAIS CHEGARAM NO NÍVEL DOS FILMES ASIÁTICOS EM HOLLYWOOD,OS FIGURINOS E A FOTOGRAFIA DESSES FILMES SÃO OS MELHORES QUE EXISTEM NO MUNDO DO CINEMA,ELES SÃO MAIS DO QUE FILMES DE LUTA,NELES MOSTRAM UMA CULTURA QUE VAI SE PASSANDO DE SÉCULO A SÉCULO,E QUE SOMENTE OS ASIÁTICOS POSSUEM,E COMO AS MINHAS OUTRAS INDICAÇÕES ESTÃO FAZENDO MUITO SUCESSO AKI NO BLOG, POSTAREI MAIS UM TOP 10 ARTES MARCIAIS,COM OS MELHORES FILMES DE LUTAS FEITOS NO CINEMA,VALE A PENA CONFERIR,VLW GALERA ATE.

10° Sucker Punch - Mundo Surreal (Sucker Punch)
Sucker Punch - Mundo Surreal...Babydoll foi internada em um sanatório pelo padrasto inescrupuloso, que encomenda uma cirurgia para destruir o cérebro dela. Mas a jovem descobre que seu refúgio pode estar dentro de sua mente e só assim ela poderá se libertar para sempre. Agora, vivendo esse mundo paralelo, ela enfrentar dragões, samurais, robôs e nazistas sobrenaturais, que a farão viver uma perigosa e fantástica aventura na companhia das colegas de internação Blondie, Rocket, Amber e Sweet Pea. Seria essa então a sua única chance de libertação?,babydoll fará de tudo para conseguir.

09° KING OF FIGHTERS - A BATALHA FINAL (The Kings of Fighters)
The King of Fighters - A Batalha Final...é o filme que eleva para um novo estágio toda a ação e o combate que o universo KOF criou na já conhecida série de jogos de videogame. Nesta trama, descobrimos que Rugal , banido do torneio há 10 anos, está de volta! E desta vez, um novo trio de lutadores se formará para tentar derrotar Rugal, mais uma vez. O time é formado pelo poderoso e temperamental Iori Yagami, a bela Mai Shiruzu e Kyo Kusanagi, que fora dado como morto, mas na verdade, ele está com a memória e suas fantásticas habilidades afetadas.

08° PUNHOS DE DRAGÃO (Born To Defence)
  PUNHOS DE DRAGÃO...Em 1945,fim da guerra. Dispensado, o soldado Jet resolve ir passar um tempo com um amigo. Entretanto, na mesma cidade, também estão hospedados alguns soldados americanos. Guiado por seu senso de justiça, em breve Jet criará inimizades e despertará o ódio de alguns destes soldados, que não possuem em caráter muito bom. Mesmo apoiado pelo povo da cidade, o lutador Jet corre grande risco de vida, pois será desafiado tanto dentro como fora do ringue de boxe, uma vez que além de competir pelo esporte, em breve também terá de defender seus amigos ameaçados.

07° NINJA ASSASSINO (Ninja Assassin)

 NINJA ASSASSINO...Uma pesquisadora da Europol, Mika Coretti (Naomi Harris), descobre indícios que ligam diversas mortes de pessoas importantes ao pagamento de uma determinada quantia. Certa que está diante de assassinatos por encomenda, ela contraria ordens superiores e acaba envolvida numa trama internacional comandada por um clã de ninjas assassinos liderados pelo Lorde Ozunu (Sho Kogushi), em pé de guerra com um ninja dissidente em busca de vingança.

06° A Espada do Dragão Branco (Flying Dragon, Leaping Tiger)
A Espada do Dragão Branco...Os fãs dos filmes de kung-fu vão adorar essa história que se passa na China feudal. No deserto quente e árido um antigo mestre de artes marciais parte em busca de sua filha, ao lado de ladrão de cavalos que luta como ninguém. Ao mesmo tempo, ela procura vingança contra um antigo inimigo, e para isso conta com a ajuda de uma pupila. Seus encontros vão soltar faíscas. Um banho de sangue está por vir.

05° KUNOICHI (kunoichi)
 KUNOICHI...Enquanto Uma longa brutal e sangrenta guerra entre os ninjas Iga e Koga se desenrolam, são as mulheres dos clãs rivais que pagam o preço mais caro. As kunoichi (termo japonês para designar ninjas femininas) devem lutar lado a lado com seus pais e irmãos, além de enterrar seus filhos e maridos e, quando capturadas, lhes é negada uma morte honrosa, sendo reduzidas a escravas sexuais dos selvagens que são seus inimigos. Mas, quando os guerreiros Iga, Shimotsuki e Hyotsu sequestram quatro mulheres Koga, eles logo aprendem que matar a bela garota ninja Kisaragi teria sido muito mais sábio do que mantê-la viva. Como uma kunoichi nunca está desarmada, mesmo quando está nua, Kisaragi é mais mortal ainda do que a maioria.

04° Duelo de Impérios (The Malay Chronicles: Bloodlines)
Duelo de Impérios...Em 120AD, o Império Romano está no auge de seu poder sob o reinado do Imperador Adriano. No Extremo Oriente, a dinastia Han está expandindo seu alcance em toda a Ásia. Para estreitar as relações entre os dois povos, um casamento é arranjado entre um príncipe romano e uma princesa chinesa. Um plano ardiloso é posto em prática para explorar as tensões entre as duas nações e apenas o descendente perdido de Alexandre, o Grande, poderá conter esta batalha entre os dois poderosos impérios. Com efeitos visuais deslumbrantes e batalhas intensas. Duelo de Impérios é um passeio emocionante sobre uma das maiores guerras já travadas.

03° A Liga Contra o Mal (Chin gei bin)
 
A Liga Contra o Mal...Hong Kong é palco para o confronto de diversas etnias de vampiros. Em um ataque contra os príncipes vampiros chineses, Kazaf é o único sobrevivente, passando a ser perseguido pelo vampiro vindo da Europa, Duque Dekotes. O motivo para tanta perseguição é que Duque quer ter em suas mãos um livro mágico que lhe dará ainda mais poderes, o Livro das Trevas. Evitando este terrível conflito entre os vampiros está Reeve e Gypsy, fazendo o possível para não envolver vítimas inocentes.

02° A Lenda do Lago do Mal (Cheonnyeon ho)
 A Lenda do Lago do Mal...57 AC., a tribo do feiticeiro Auta é dizimada pelo exército de Hyokkose. O Canion onde eles moravam é inundado pelo sangue e pelo ódio da tribo, transformando-se num lago sombrio. Hyokkose crava sua espada na Grande Árvore para selar o poder maléfico da tribo de Auta, e assim, uma era de trevas e magia chega ao fim dando lugar a um novo reino, o reino de Shilla. Mil anos se passam e o reino se tornou uma nação enfraquecida por guerras consecutivas e invasões de suas fronteiras. A Rainha Chinsong depende, para manter seu reino, da lealdade e bravura do general Birahang que após tantso anos de batalhas deseja apenas viver em paz ao lado de Junbie que tenta fugir e acaba caindo no lago e a espada, que selava o maléfico poder da tribo de Auta, é removida. Livre, o espírito de Auta usa o corpo de Junbie para iniciar sua terrível vingança contra o reino de Shilla.

01° Fênix Indomável - Raging Phoenix (Deu Suay Doo)
Fênix Indomável...Deu, é uma jovem com um grau tão elevado de imprudência e beleza, que nunca sentiu o verdadeiro amor. A sua vida muda completamente quando alguns bandidos tentam sequestrá-la e ela escapa com a ajuda de Sanim, um estranho com um olhar carregado de tristeza de um passado doloroso. Acordando numa fábrica abandonada, ela então se junta ao um grupo de alegres lutadores, uma gangue de garotos que praticam um estilo de lutar B-boy dance Chinese Drunken Fist e Drunken Muay Thai. a partir disso a bela Deu ressurge com uma feroz e mortal lutadora de artes marciais. e liderados pelo habilidoso Sanim o líder da gangue, todos tentam acabar com uma poderosa rede de trafico de mulheres que assombra o pais.

sábado, 1 de fevereiro de 2025

Os Nove Ciclos Do Inferno De Dante Alighieri

Boa Noite Notívagos...Os Temidos Nove Ciclos do clássico Inferno de Dante,pode se tornar real em nosso Mundo,no novo Filme INFERNO baseado no polêmico livro de Dan Brown. O Inferno é a primeira parte da "Divina Comédia" de Dante Alighieri, sendo as outras duas o Purgatório e o Paraíso. Está dividido em trinta e quatro cantos,de uma divisão de longas poesias, possuindo um canto a mais que as outras duas partes, que serve de introdução ao poema. A viagem de Dante é uma alegoria através do que é essencialmente o conceito medieval de Inferno, guiada pelo poeta romano Virgílio. No poema, o inferno é descrito com nove círculos de sofrimento localizados dentro da Terra. Foi escrito no início do século XIV. Os mais variados pintores de todos os tempos criaram ilustrações sobre esta obra, se destacando Botticelli, Gustave Doré e Dalí. O inferno é formado por Nove Círculos, Três Vales, Dez Fossos e Quatro Esferas. Essa organização foi baseada na teoria medieval de que o universo era formado por círculos concêntricos. O inferno foi criado da queda de Lúcifer do Céu. Lúcifer teria caído em Jerusalém, a Terra Santa, portanto, ali está o Portal do Inferno. O inferno torna-se mais profundo a cada círculo, pois os pecados são mais graves. Portanto os pecados menos graves estão logo no início, e os mais graves no final.
Os 9 círculos do inferno de Dante Alighieri:  
- Primeiro Círculo, o Limbo (Virtuosos pagãos)
- Segundo Círculo, Vale dos Ventos (Luxúria)
- Terceiro Círculo, Lago de Lama (Gula)
- Quarto Círculo, Colinas de Rochas (Ganância)
- Quinto Círculo, Rio Estige (Ira)
- Sexto círculo, Cidade de Dite/Dis (Heresia)
- Sétimo círculo, Vale do Flegetonte (Violência)
- Oitavo círculo, o Maleboge (Fraude)
- Nono Círculo, lago Cocite (Traição) 
 
= Primeiro Círculo, o Limbo (Virtuosos Pagãos): 
Dante desmaia no vestíbulo do inferno e quando acorda já está aqui. Antes do Limbo há um abismo sem fim, de onde se ouve os gritos dos pecadores. No Limbo estão aqueles que morreram antes da chegada de Jesus ao mundo, os pagãos virtuosos, e os não-batizados, principalmente crianças. As almas são fadadas a vagar sem destino na mais completa escuridão - onde não é possível enxergar nada, segundo Dante - que representa a mente que nunca foi iluminada pela mensagem do Evangelho. Ao contrário dos outros círculos do Inferno, no Limbo as almas não gritam de dor; aqui só podem ser ouvidos os seus suspiros. Aqui Dante encontra Horácio, Homero, Ovídio e Lucano, sendo Virgílio deste círculo. Dante pergunta a Virgílio se alguém do Limbo já foi levado para o céu, Virgílio diz que Deus já levou dali a alma de Adão, de Abel, de Noé, de Abraão, de David, de Jacó, de Isaac e seus filhos, de Raquel, e muitas outras almas, e que antes disso, nenhum espírito havia se salvado. No limbo está situado o Castelo da Ciência Humana, com Sete Muralhas: O Trivium (Lógica, Gramática e Retórica) e o Quadrivium (Aritmética, Astronomia, Geometria e Música), ao redor do castelo estás o Rio Eloqüência. Neste castelo estão os personagens virtuosos e bondosos que morreram pagãos: Electra, Heitor, Eneias, César, Camila, Pentesileia, Latino e sua filha Lavínia. Saladino, os filósofos gregos Platão e Sócrates, perto deles está Demócrito, Diógenes de Sínope, Anaxágoras, Tales, Empédocles, Heráclito e Zenão, Dioscórides, Orfeu, Túlio, Lino, Sêneca, o geômetra Euclides, Ptolomeu, Hipócrates, Avicena, Galeno e Averróis.

= Segundo Círculo, Vale dos Ventos (Luxúria):
Aqui está a Sala do Julgamento, onde Minos, o juiz do inferno, ouve as confissões dos mortos, que sempre dizem a verdade, pois não têm mais o dom da inteligência. E os condena a um círculo no inferno dessa maneira: se enrola em sua cauda tantas vezes quantos círculos quer que o pecador desça. Logo depois está o Vale dos Ventos, onde padecem os luxuriosos, que sofrem e blasfemam contra Deus, enquanto são atormentados e arrebatados por um furacão e turbilhões de vento que não param nunca, arrastando os espíritos com violência, atormentando-os, ferindo-os e rolando-os. Em vida, eles eram levados por suas paixões, que os arrastavam como o vento; agora é o vento incessante que os arrasta no inferno. Aqui está Semíramis, Cleópatra, Helena, Aquiles, Páris, Tristão e "mais mil almas que foram desfeitas pelo amor". Aqui também está Francesca de Rimini e seu amante Paulo Malatesta, que é seu cunhado.

= Terceiro Círculo, Lago de Lama (Gula):
Aqui estão os Gulosos. Atolados numa lama suja e espessa e atormentados por uma tempestade fortíssima de granizo, gelo, neve e torrões de água suja que caem sem parar. Segundo Dante, os gulosos jazem imersos no próprio vômito. Cérbero, o cão de três cabeças, com apetite insaciável, arranha, esfola, esmaga, dilacera e esquarteja os espíritos dos gulosos. O prazer solitário da gula é ampliado no inferno, onde estes estão solitários na lama, sem falar com seus vizinhos. Em vida o prazer e o conforto de comer alegremente além dos limites é o desconforto de uma dolorosa chuva gelada, Cérbero representa a gula, o apetite sem limites. Aqui está Ciacco, um político florentino, o único guloso que não está submerso na lama, tendo falado com Dante, fazendo previsões sobre o futuro de Florença.

= Quarto Círculo - Colinas de Rocha (Ganância): 
Aqui estão os Pródigos e Avarentos. Neste círculo repleto de montanhas, suas riquezas materiais se transformaram em grandes pesos de barras e moedas de ouro que um grupo deve empurrar contra o outro e também trocarem-se injúrias, pois suas atitudes em relação à riqueza foram opostas. Aqui habitam Plutão e Fortuna, que na mitologia grega, são deuses da riqueza. É descrito até a metade do Canto 7.
= Quinto Círculo - Rio Estige (Ira): 
Na entrada para este círculo está uma cachoeira de água e sangue borbulhante e fervente cuja água era mais escura que roxa. A água desce algumas praias e forma um lago que se chama Estige, onde estão amontoados os acusados de ira, que estão juntos batendo-se e torturando-se numa raiva sem fim. No fundo do Estige estão os rancorosos que nunca demonstraram sua ira; eles não podem subir à superfície e ficam na lama do fundo do rio, soltando as bolhas que se veem na superfície. Flégias ,que incendiou o templo de Apolo por este ter violado sua filha,vêm fazendo com sua barca a travessia do rio Estige. Quando Dante e Virgílio fazem a travessia, Filipe Argenti, um nobre florentino, se agarra ao barco e fala com Dante, sendo depois puxado para o pântano pelo seus companheiros. É descrito no final do Canto 7, continua no Canto 8 com a chegada de Flégias, sua descrição acaba na metade do canto 8. Cidade de Dite/Dis: A Cidade de Dite serve de divisão entre os pecados cometidos sem intenção (culpa) e os pecados cometidos conscientemente (dolo). É cercada por fogo, fossos profundos e por muralhas de ferro, sobre as portas da cidade estão mais de mil anjos caídos. No alto de uma torre estão as três Erinias (Megera, Aleto e Tisífone) enroladas em hidras e a Medusa. Inicialmente os demônios não abrem a porta de Dite para Dante e Virgílio, então para auxiliá-los, surge um anjo que chegou à porta e abriu-a, sem nenhuma oposição.

= Sexto Círculo, Cemitério de Fogo (Heresia): 
É um cemitério que abriga vários grupos hereges, entre eles, aqueles que não acreditaram na existência de Deus e de Jesus Cristo como Seu Filho, como os seguidores das doutrinas de Epicuro, que negava a sobrevivência da alma após a morte corporal. Eles estão confinados em túmulos abertos de onde sai o fogo eterno (é um paralelo de Dante á punição que a Igreja dava aos hereges: serem queimados em fogueiras). Em cada túmulo há mais de mil condenados. Em um dos túmulos está Farinata degli Uberti, um político florentino, neste mesmo túmulo está Frederico II e o Cardeal Ottaviano degli Ubaldini. Logo depois dos muros da cidade há mais alguns túmulos, num deles está o Papa Anastácio II. É descrito a partir da metade do Canto 8, que termina pouco depois que Dante e Virgílio chegam em Dite, continua no canto 9 e no Canto 10, acabando no início do Canto 11.

= Sétimo círculo, Vale do Flegetonte (Violência): 
No fim do sexto círculo há um alto precipício circular,de onde vem um terrível cheiro que leva ao sétimo círculo, onde estão os violentos, que distribuem-se por três vales ou giros. No canto 11 Virgílio descreve a justiça do inferno. O sétimo círculo é descrito do canto 12 ao canto 17, cada canto descrevendo um vale e os últimos três a cachoeira. Primeiro Vale - Vale do rio Flegetonte (violência contra o próximo): Segundo Vale - Vale da Floresta dos Suicidas (violência contra si mesmos): Terceiro Vale - Vale do Deserto Abominável (violência contra Deus):
Cachoeiras de Sangue.

= Oitavo círculo, o Malebolge (Fraude):
Este círculo chama-se Malebolge, é todo em pedra e da cor do ferro, assim como a muralha que o cerca. Aqui estão os fraudulentos. Este círculo está dividido em dez fossos (ou Bolgias), semelhantes aos fossos que defendem certos castelos, os fossos estão ligados entre si por pontes. É descrito do Canto 18 ao 30. 

= Nono Círculo, lago Cocite (Traição): 
Gigantes obstruem a passagem do oitavo círculo para este, estão acorrentados em poços congelados, é a punição por em vida terem se revoltado contra Júpiter. Os gigantes são: Nemrode, Efialtes, Briareu, Encélado, Egeon e Anteu. Anteu ajuda Dante e Virgílio a irem para o próximo círculo, carregando-os nas mãos e colocando-os lá. O Nono Círculo é o lago Cocite, que está congelado, o lago das lamentações que fica no centro da Terra e é formado pelas lágrimas dos condenados e pelos rios do inferno que nele deságuam seu sangue. No Cocite estão imersos os traidores, representados por Lúcifer, o traidor de Deus, que aqui reside. Os traidores distribuem-se em quatro esferas diferentes, dependendo da gravidade da traição cometida. As esferas chamam-se: Caína, Antenora, Ptolomeia e Judeca.
 
 CURIOSIDADES DO INFERNO DE DANTE: 
Hades e o Mundo dos mortos da mitologia grega que influenciou o inferno de Dante. O Inferno conforme descrito por Dante na sua Divina Comédia no século XIV ficou profundamente marcado na cultura popular, e auxiliou a criar a visão de um inferno relacionado à paixão, desejo, pecado e condenação. Muitas vezes em filmes e séries ou mesmo desenhos animados ele é citado, por exemplo, o inferno da Saga de Hades, em Cavaleiros do Zodíaco/Saint Seiya de Masami Kurumada, um dos mais famosos animes foi baseado no inferno de Dante. Às vezes lugares muito quentes podem ser relacionados ao inferno descrito por Dante. A banda americana de Heavy Metal, Iced Earth, têm uma música chamada Dante's Inferno, lançada no álbum Burnt Offerings de 1995, baseada no livro de Alighieri. Ela descreve a travessia de Dante exatamente como no livro. Em 2010, foi criado o videogame Dante's Inferno relacionado à Divina Comédia, fiel às descrições de Dante Aliguieri. Em 2011, a banda Hardcore Alesana lançou um álbum baseado No Conto, o nome do álbum é "A Place Where the Sun Is Silent".
Enfim Notívagos...O livro Inferno de Dan Brown o professor Robert Langdon tem que seguir uma série inquietante de códigos criada por uma mente brilhante, obcecada pelo fim da superlotação no mundo e por uma das maiores obras-primas literárias de todos os tempos: A Divina Comédia de Dante Alighieri. Com isso,o álbum Underworld, da banda Symphony X, foi inspirado por Inferno. Então Fiquem ai com a Versão de Anime desse Clássico Literário,Vlw Galera Ate.

Postagens populares

Postagens populares