sábado, 30 de outubro de 2021
Notívagos O Dia Pela Noite Sociedade B
segunda-feira, 25 de outubro de 2021
Elisabeth Berger a Mulher Da Ilha Do Meio
Boa Noite Notívagos...Um caso intrigante e inexplicável ocorrido no Brasil chama-se: A mulher da ilha do meio, ele se baseia em fatos reais sobre uma estranha estrangeira chamada Elisabeth Queminet Berger ou Quimine Berger,que se tornaria uma forte lenda pela região. Pois em meados dos anos 70, Na região de Urumajó na Ilha do Meio, no Pará. Uma linda mulher decidiu comprar terras na ilha do meio, embora ela tenha comprado quase do à ilha, ainda existiam algum moradores no local, que rapidamente ela tratou de fechar negocio, com o intuito de que apenas ela moraria na ilha. Quando todos se mudaram, ela finalmente foi morar sozinha na ilha ignorando completamente os perigos da selva, recebia poucas visitas, mas as poucas que recebia os populares da região nunca viram voltar, eles chegavam à ilha, mas ninguém nunca viu eles voltarem de barco. Elisabeth Queminet Berger ou Quimine Berger vagava pela ilha nua, comprava varias quantidades de peixes todos os dias, e diferente do que todos imaginavam sua casa não era luxuosa ou confortável, era apenas uma cabana velha sem moveis. Então porque uma mulher rica e bela se isolaria do mundo em um local tão precário? . Os segredos dessa estrangeira permanecem um enigma ate os dias de hoje. E como naquela época outro caso maior estava em evidencia, não teve tanta repercussão, pois ocorria também a inexplicável operação prato...
sexta-feira, 22 de outubro de 2021
Paranavai Cidade Poesia PR
Pvaí Cidade Poesia...Da junção Dos Rios Paraná e Ivaí, surgiu a Colônia Paranavaí. A Cidade Poesia Do Paraná.
Fotos De Elessandro De Almeida Blogger:
segunda-feira, 18 de outubro de 2021
A Origem De Apolo o Enigma Do Deus Apolo
sexta-feira, 15 de outubro de 2021
AutoAceitação e o AutoConhecimento !!!
sexta-feira, 8 de outubro de 2021
Paranavai Cidade Poesia PR
FEMUP: Festival de Música e Poesia: O FEMUP Festival de Música e Poesia de Paranavaí, existe desde 1966. É um dos mais antigos Festivais do Brasil e talvez o único que reúne em três noites poesia, música, conto e declamação. Alunos do Curso de Oratória e Liderança, do Colégio Estadual de Paranavaí, liderados pelo professor Gomes da Silva, pensaram em fazer uma “noite de arte”, envolvendo declamação, poesia e música. Levaram a idéia ao professor. Ele gostou. Mas aconselhou o nome de “festival” – sugeria festa, alegria – E disse: “Vamos chamar de 1º FESTIVAL DE MÚSICA E POESIA, pois poderá continuar”. Em 1968, o 3º Festival de Música e Poesia de Paranavaí, ganhou um companheiro, o 1º Concurso Literário de Contos. Então o FEMUP passou a se chamar Festival de Música e Poesia de Paranavaí e Concurso Literário de Contos. Todos os anos a Fundação Cultural promove este evento que conta com a participação de artistas de várias partes do Brasil. O FEMUP não é da Prefeitura. Não é da Fundação Cultural. Não é de ninguém. O FEMUP é patrimônio histórico nacional. Sua importância na vida das pessoas, que de alguma forma dele participam, transcende nossa compreensão.
O Teatro Municipal: O Teatro Municipal de Paranavaí, foi inaugurado no dia 1º de abril de 2003 e a partir do dia 16 de dezembro de 2004 foi nominado como Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa. As instalações do Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa, demonstram requinte e conforto ao público e artistas. Juntamente com esta desenvoltura arquitetônica e tecnológica, encontramos uma equipe altamente qualificada para assessorar todos os eventos neste local, que é considerado como referência no Paraná. Sua capacidade é de 353 lugares. Dr. Altino Afonso Costa,Poeta, cronista, declamador. Lançou em 2001 seu livro de crônicas e poemas “Buquê de Estrelas”. Médico em Paranavaí, formado em 1960, pela Faculdade de Ciências Médicas do Rio de Janeiro. Nasceu em Avanhandava/SP. Cursou o antigo ginásio e científico no Colégio Salesiano de Lins/SP. Foi líder estudantil durante o curso de medicina: presidente do Centro Acadêmico, representante estudantil na União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Metropolitana de Estudantes (UME/RJ), representante dos estudantes de medicina em Congresso Internacional de Estudantes de Medicina realizado em Toluca, no México em 1957. Político, fundador do MDB de Paranavaí, participando de várias campanhas eleitorais. Fundador do Hospital São Lucas de Paranavaí. Trabalhou por vários anos na saúde pública e na perícia médica. Este insigne colaborador das artes foi, ainda, o ilustre presidente da APAC: Associação Paranavaiense de Arte e Cultura.
A Casa da Cultura: A Casa da Cultura de Paranavaí, foi inaugurada em dezembro de 1987 com o nome de Casa da Cultura Carlos Drummond de Andrade. O prefeito municipal da época era o senhor Benedito Pinto Dias e o primeiro diretor presidente da Fundação Cultural foi o senhor José Carlos Beckhauser por dois anos e pelos outros dois, o senhor Emir Mância. A Casa da Cultura é equipada com auditório para 130 pessoas, com ar condicionado onde acontecem palestras, seminários, sessões de cinema, espetáculos de teatro, dança e etc. Ali funciona também o Museu Histórico de Paranavaí, com vários documentos, peças, fotos e móveis em exposição permanente. São dinamizadas as oficinas livres de teatro, circo, dança, desenho, pintura a óleo sobre tela e literarte. A Casa da Cultura foi o primeiro equipamento cultural da Prefeitura e por ali, durante anos, foi a sede da Fundação Cultural de Paranavaí que a gerencia hoje.O Museu Histórico: O Museu Histórico de Paranavaí, existe desde o ano de 2007. Iniciou-se primeiramente como o Projeto Memória e História de Paranavaí que busca resgatar, preservar e salvaguardar o Acervo Histórico e Cultural do Município de Paranavaí. Funciona atualmente junto ao prédio da Casa da Cultura Carlos Drummond de Andrade e é administrado pela Fundação Cultural de Paranavaí. O acervo do Museu já conta hoje com cerca de mais de 600 peças, incluindo fotos, obras de arte, objetos do cotidiano dos pioneiros, documentos e outros. Seu espaço é dividido entre a Exposição Permanente, dividida em várias fases, e a Exposição Temporária. A equipe do Museu desenvolve várias atividades de ações educativas, entre elas está a Oficina Literarte que recebe duas vezes na semana, no espaço do museu, crianças e adolescentes para vivenciarem atividades que reúnem história e arte. O Museu está aberto de segunda a sexta-feira das 8hs às 11h30 e das 13h30 às 17h, sendo possível abrir em outros horários com agendamento prévio. Agendamos também visitas monitoradas para o público de escolas e outros grupos, onde fazemos um passeio pela história de Paranavaí através do acervo, assim como fazemos uma viagem pela memória de outros tempos.
A História Da Cidade:
O primeiro núcleo de colonização de Paranavaí surgiu em 1930, com a antiga
Fazenda Montoya. Naquela época, grandes negociações de terras foram feitas no
Paraná, fazendo com que a economia do estado crescesse. Na época da Revolução
liderada por Getúlio Vargas, na década de 30, o governo começou a retomar as
concessões de terras feitas a proprietários contrários ao novo regime. Aos que
apoiavam Getúlio, foram feitos grandes investimentos. A Fazenda Brasileira
tinha como proprietários Lindolfo Collor de Mello e Landulfo Alves, duas
personalidades públicas ilustres da época. Collor era o ministro do Trabalho de
Getúlio Vargas e Alves o interventor Federal do estado da Bahia. Foram
plantados na Fazenda Brasileira 1 milhão de pés de café, absorvendo a
mão-de-obra da Fazenda Montoya, que se esvaziou. Em 1931, o governo se
apropriou das terras da Fazenda Brasileira para colonização. O estado loteou a
imensa área. A atividade cafeeira que estava em alta foi prejudicada pelo
início da colonização, por causa da burocracia para a legalização das terras.
Vieram para a região principalmente colonos japoneses e portugueses, libaneses,
espanhóis e alemães. A única ligação que o povoado tinha era uma rodovia em
direção ao estado de São Paulo. O interventor Manoel Ribas determinou a
abertura de uma ligação com o município de Arapongas, que foi melhorada em 1939.
Após 1944, o povoado foi rebatizado como Colônia Paranavaí. Em 14 de dezembro
de 1951 foi criado o município de Paranavaí e no ano seguinte, foi instalada
oficialmente a sede do município, em 14 de dezembro de 1952. O primeiro
prefeito foi José Vaz de Carvalho. Antes da colonização, Paranavaí era
totalmente coberta por uma exuberante variedade vegetal, típica da Mata
Atlântica, que cobria todo o estado. Com os ciclos econômicos da pecuária e do
café, a mata original foi praticamente erradicada do município. Hoje restam
apenas 2% da vegetação nativa. Para mudar esse quadro, nos últimos cinco anos
foram plantadas cerca de 610 mil mudas, cobrindo cerca de
Os rios do município também estão sendo recuperados com a reconstituição das matas ciliares. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o Instituto Ambiental do Paraná e o Ibama estão fiscalizando a bacia hidrográfica do Rio Paraná na região, assegurando a preservação dos mananciais. Esses órgãos desenvolvem projetos para o aumento da fauna fluvial e a limpeza dos leitos dos rios. Em Paranavaí, o meio ambiente é prioridade em qualquer ocasião. A instalação de empresas e a construção de novos prédios estão condicionadas à conservação do meio ambiente. O Bosque Municipal é um centro de educação ambiental, servindo de referência para a preservação do meio ambiente não só em Paranavaí, mas em toda a região. Com 119 estabelecimentos de ensino e duas universidades, Paranavaí é o pólo de educação para mais de 30 municípios do noroeste do Paraná e de outros estados. O índice de alfabetização de Paranavaí é de 91,2%. Só na cidade, 35% da população atualmente freqüenta alguma instituição de ensino, desde a pré-escola até a faculdade. Os alunos de todas as idades têm direito ao passe livre, podendo utilizar gratuitamente o transporte coletivo para chegar até as escolas ou a universidade. Além disso, milhares de alunos das escolas rurais são transportados diariamente por carros da Secretaria Municipal de Educação. Com 19 cursos universitários, Paranavaí é o centro de educação superior da Região Noroeste. As duas universidades existentes na cidade atendem a população de toda a Região Noroeste, Sul de São Paulo e Mato Grosso do Sul. As universidades estão em plena expansão, com a previsão de novos cursos.
O Femup - Festival de Música e Poesia de Paranavaí - é o maior evento cultural da região, além de ser o único festival no Paraná a contar com apresentações musicais, declamações, concurso de contos e poesias. O Femup reúne artistas de todo o Brasil. Paranavaí conta com uma variedade enorme de artistas plásticos. O artista Roberto Pereira da Silva, conhecido nacionalmente como Persil, é o maior expoente da cidade. Paranavaí conta com a única Mostra Anual de Artes Plásticas da região. Artistas plásticos de todo o país participam da Bienal de Artes Plásticas. Destaque no cenário musical brasileiro, o Grupo Gralha Azul é um patrimônio cultural de Paranavaí. Levando a musicalidade e as histórias da região a todo o país. Gralha Azul tem uma longa e bem sucedida carreira. A Fundação Cultural de Paranavaí também mantém outros músicos, como a Orquestra de Sopros, e o Coral Viva Voz, grupo vocal com repertório popular variado. Paranavaí conta com dezenas de atores e diretores teatrais, em diversos grupos de artes cênicas. Um moderno teatro, instalado no Centro Cultural de Paranavaí, é o referencial da região para espetáculos teatrais. A cidade também conta com escritores e poetas de renome. O poeta Altino Afonso Costa publicou recentemente o livro de poesias Buquê de Estrelas. Paulo Campos também escreve poesias, destaque para o livro Memórias de Luta. O escritor Sérgio Rubens Sossella, publicou livros como Poeta de Casa Ardendo. O Atlético Clube Paranavaí, chamado carinhosamente de Vermelhinho pela torcida, é uma das maiores paixões do povo da cidade. O clube atrai milhares de torcedores em todos os jogos. A torcida permanece fiel ao time em qualquer situação do campeonato. O quartel-general do Vermelhinho, o Estádio Waldemiro Wagner, possui capacidade para cerca de 30 mil espectadores, sendo o maior da região. Outra paixão dos torcedores é o time de futsal da São Lucas. O time, que existe desde 1980, é um dos destaques no cenário estadual. Entre os títulos conquistados, o São Lucas foi campeão geral do campeonato paranaense de futsal. O São Lucas é composto por atletas que competem em diversas categorias, de crianças a adultos, amadores e profissionais. Paranavaí possui dois Centros de Excelência para a descoberta de novos talentos no vôlei e no handebol. Duas quadras padronizadas e instrutores graduados servem de apoio para o destaque de novos atletas. E atletas de Paranavaí participam de competições em todo o Brasil. Paranavaí também é um celeiro de novos talentos no atletismo e na natação.
Assim como acontece na Educação, Paranavaí é o pólo para o atendimento médico dos municípios do noroeste do Paraná. Para isso, a cidade conta com um Centro Regional de Especialidades, com consultas nas mais variadas áreas da medicina. O município também possui um Hemonúcleo Regional, atendendo a uma população de aproximadamente 300 mil pessoas. Os dois centros fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos municípios do noroeste. Centenas de clínicas e hospitais fazem de Paranavaí centro de referência para a saúde da região. Com ambulatórios de ortopedia, ginecologia, obstetrícia, maternidades, UTI e leitos suficientes para o atendimento de toda a região, a cidade recebe dezenas de ônibus com pacientes diariamente. Estão sendo investidos mais de R$ 7 milhões na construção de um novo centro de saúde e na transformação de um hospital em Centro de Excelência Regional. Com os investimentos, Paranavaí se torna um pólo de especialidades médicas, com capacidade de realização para qualquer procedimento de saúde, com clínicas atendendo as mais variadas especialidades médicas. A agropecuária continua sendo alavanca que impulsiona o crescimento da cidade. Paranavaí possui uma intensa atividade agrícola. A produção de mandioca abastece dezenas de farinheiras e fecularias. Milhares de toneladas de mandioca são processadas por dia no município. Paranavaí é o maior produtor estadual de mandioca, respondendo por 24% das 3,9 milhões de toneladas que o Paraná produz anualmente. O crescimento no setor garantiu ao município a quarta posição no ranking das cidades com maior oferta de emprego no estado. A partir de projetos da Prefeitura, foi criada a ADAP (Associação de Desenvolvimento da Agroindústria de Paranavaí), que reúne dezenas de micro-empresários da agroindústria, gerando milhares de empregos. A citricultura é outra marca da cidade, que ficou conhecida como a "capital da laranja". Paranavaí é o segundo município do estado em produção de frutas, A cidade conta com duas indústrias processadoras de laranja, que produzem suco concentrado para exportação, principalmente para a Europa. A atividade agroindustrial cresceu em Paranavaí. A cidade também se destaca na produção de leite e derivados. O noroeste do Paraná possui 36% do rebanho bovino do estado. A região detém quase 60% de todos os frigoríficos do Paraná. Os frigoríficos de Paranavaí também exportam a maior parte de sua produção para Europa.
Postagens populares
-
Boa Noite Notívagos...Um Dos Maiores Vilões da Tv,Foi o Temido Serial Killer Red John da Série The Mentalist - O Mentalista . Talvez o s...
-
BOA NOITE NOTÍVAGOS...MUITO SE FALA DOS NERDS,MUITOS ODEIAM ELES,MAS POUCA GENTE SABE O QUE REALMENTE É UM NERD,OU O QUE SIG...
-
Boa Noite Notívagos...A Zooterapia é Uma Das Técnicas Mais Populares Da Terapia Holística. A Zooterapia é A terapia assistida por animais é...
-
BOA NOITE NOTÍVAGOS... ANOS ATRAS ASSISTINDO OS MEUS DVD'S DE VIDEOCLIPES,DESCOBRI O "KARMA",KARMA É UM GRUPO DE ELETRO-DA...
-
Boa Noite Notívagos... Um caso intrigante e inexplicável ocorrido no Brasil chama-se: A mulher da ilha do meio, ele s e baseia em f...
-
Boa Noite Notívagos... Os asiáticos acreditam que quando o corpo morre em tormento, a alma permanece, formando um ciclo de maldiçã...
-
Boa Noite Notívagos... O Livro Que Mais Marcou Minha Infância,e é Ate Hoje Um Dos Meus Livros Favoritos é Fiz o Que Pude,De Lucília Junq...
-
Boa Noite Notívagos... Um Dos meus Cantores favoritos é o cantor Justin Young,Vocalista da Banda The Vac cines,A Voz Dele é Incrível e M...
-
BOA NOITE NOTÍVAGOS...EMBORA AS PESSOAS IGNOREM, O MACABRO TRÁFICO HUMANO CONHECIDO COMO TSH, ARRECADA BILHÕES DE DÓLARES AO REDOR DO ...
-
BOA NOITE NOTÍVAGOS... EU ADORO FILMES BASEADOS EM FATOS REAIS,E EU ENCONTREI UM QUE A HISTORIA É CONSIDERADA UM VERDADEIRO MILAGRE ATE ...
Postagens populares
-
BOA NOITE NOTÍVAGOS... QUANDO O FILME DE TERROR É BOM,ELE FICA ECOANDO EM NOSSAS MENTES POR DIAS,MESMO COM O MEDO E AGONIA QUE ELES NOS ...
-
BOA NOITE NOTÍVAGOS... ENQUANTO PESSOAS COMUNS TRABALHAM E SE MATAM PRA GANHAR UMA MERRECA NO FINAL DO MÊS,SONHANDO UM DIA EM TER UMA CASA...
-
BOA NOITE NOTÍVAGOS... COM TANTA COISA NO MUNDO,ME ASSUSTA SABER QUE A FRASE MAIS PROCURADA NO GOOGLE ESSA SEMANA FOI "JUSTIN BIEBE...
-
FALA GALERA...MEU GÊNERO DE FILME FAVORITO É O SUSPENSE,POR ISSO EU FIZ UMA LISTA TOP 10 SUSPENSE,COM OS MELHORES FILMES DE SUSPENSE QUE JÁ...
-
BOA NOITE NOTÍVAGOS... OS FILMES DE PSICOPATAS ESTÃO EM ALTA NO MUNDO DO CINEMA, ALEM DOS SEUS ROTEIROS FRIOS E AGONIZANTES, POIS COM OS...
-
BOA NOITE NOTÍVAGOS... ESSES DIAS EU ESTAVA OUVINDO MUSICAS ANTIGAS,E ME VEIO UMA PERGUNTA NA CABEÇA,"ONDE ESTA DEBORAH BLANDO&quo...
-
BOA NOITE NOTÍVAGOS... FILMES DE EXTRATERRESTRES E ALIENÍGENAS ESTÃO GANHANDO MAIS FÃS A CADA DIA ,POIS AS EVIDÊNCIAS APONTAM QUE VIDA I...
-
Boa Noite Notívagos...Um Dos Maiores Vilões da Tv,Foi o Temido Serial Killer Red John da Série The Mentalist - O Mentalista . Talvez o s...
-
BOA NOITE NOTÍVAGOS...OS FILMES DE TERROR DA ATUALIDADE,FINALMENTE COMEÇARAM A ASSUSTAR NOVAMENTE,POIS O GÊNERO DE HORROR ESTAVA BEM FRA...
-
BOA NOITE NOTÍVAGOS... OS SINISTROS FILMES DE ASIAN HORROR ESTÃO EM ALTA EM TODO O MUNDO,COM OS SEUS PSICOLÓGICOS E MACABROS ROTEIROS...